1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura
Entre os dias 9 e 15 de setembro, o Instituto Francês, o Instituto Goethe e a Secretaria de Estado da Cultura apresentam no Rio de Janeiro a Primeira Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura. Um painel de seminários que conduzem ao debate e à reflexão entre atletas portadores de deficiências e agentes culturais. Esta nova maneira de se encarar a deficiência é um primeiro passo para que ocorram mudanças efetivas de atitudes e ações institucionais.
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 representam uma excelente oportunidade de ampliar o debate sobre a acessibilidade, para a construção de uma sociedade verdadeiramente plural e justa. É dentro deste espírito paralímpico que se realiza a 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, entre os dias 9 e 15 de setembro, na Biblioteca-Parque Estadual (Av. Presidente Vargas 1261, Centro, Rio de Janeiro) e e na Biblioteca-Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara 1184, Benfica, Rio de Janeiro).
Artistas, gestores, políticos, pesquisadores, personalidades, teóricos e ativistas do cenário nacional e internacional se encontrarão para refletir sobre o que se entende por “acessível” e debater o papel da cultura no que diz respeito à acessibilidade.
Atualmente, o significado do conceito de acessibilidade vem se ampliando cada vez mais e levando a discussões sobre, por exemplo, o respeito aos diversos gêneros e modos de existência; a inclusão de sujeitos e coletivos que permanecem à margem dos conteúdos culturais; políticas públicas, leis e regulamentações que podem ser implementadas tanto para afastar padrões de normalidade ainda carregados de preconceitos como para positivar as lutas fundamentais neste setor.
Entre os convidados estarão: o escritor, dramaturgo, roteirista e jornalista brasileiro Marcelo Rubens Paiva; a diretora teatral inglesa Jenny Sealey, diretora artística do Graeae Theatre Company e ganhadora do prêmio Liberty Human Rights Arts, que ficou conhecida por dirigir, com Bradley Hemmings, a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres; Isabel Portella, museóloga e crítica de arte, coordenadora e curadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República-Rio/Ibram (MinC); Kirsten Bruhn, ex-nadadora alemã e ex-atleta tricampeã paralímpica; Åsa Regnér, Ministra da Suécia para Crianças, a Terceira Idade e a Igualdade de Gêneros; Patrick Segal, escritor, cineasta e ex-atleta francês; e Betty Siegel, diretora da VSA (Very Special Arts) e Acessibilidade no John F. Kennedy Center em Washington, D.C.
O evento contará também com a presença de palestrantes franceses:
Gilles de la Bourdonnaye, ex-campeão paraolímpico de ping pong e diretor da Aliança Francesa de Florianópolis no Brasil, que participará de uma mesa sobre esporte.
Michel Douard, membro do Festival Internacional do Filme sobre Handicap de Cannes, apresentará o Festival lançado esse ano em Cannes no mês de setembro. Ele fara uma intervenção sobre as questões de acessibilidade na área audiovisual.
Fatima Alves, Especialista das questões sobre acessibilidade das instituições culturais, ela participara de uma mesa sobre o desafio frente à acessibilidade nos museus e bibliotecas publicas e animara uma oficina de duas horas sobre a cegueira.
Patrick Segal, escritor e ex-atleta paraolímpico participara de uma mesa sobre literatura e de um encontro sobre politicas culturais.
Malik Badsi : diretor e criador da YOOLA, a primeira e única agência de viagem para deficientes do mundo. Francês morando em Paris, Malik criou essa agência para permitir o acesso a indivíduos com deficiência aos grandes eventos esportivos.
Serão exibidos três filmes franceses tratando, entre outros temas, da deficîencia e da acessibilidade :
“La Famille Bélier” (“A Família Bélier”)
“La petite casserole d’Anatole” (título original), de Eric Montchaud
“Des silences bavards” (título original), de Katia Marins-Maresco
O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Francês do Brasil e do Goethe-Institut (com apoio do Fundo de Cultura Franco-Alemão) e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento), e conta com a parceria da Embaixada da Suécia, da Missão Diplomática dos EUA no Brasil, do British Council, da Embaixada da República da Coreiae da União Europeia no Brasil.
Baixe aqui o release do evento :
Baixe aqui a programação integral do evento (atenção, no dia 8, a abertura do evento serárestrita a convidados):