A França é homenageada durante a Frente Nacional de Prefeitos

O embaixador e o cônsul geral da França no Rio participaram do encontro em Niterói, onde discutiram parcerias estratégicas da França com municípios brasileiros

JPEG
Discurso do embaixador diante dos prefeitos, junto à Rodrigo Neves, prefeito de Niterói (RJ), Maxime Rabilloud, presidente da Total do Brasil e presidente da Câmara de Comercio França-Brasil, e Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos

O embaixador da França no Brasil Michel Miraillet, o cônsul geral da França no Rio Jean-Paul Guihaumé e o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil Maxime Rabilloud participaram, na última 2a feira, 7 de maio, da 73a reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), realizada em Niterói (RJ), com a presença de mais de 100 prefeitos de todo o país.

A França foi convidada a participar por ser um país particularmente avançado no âmbito da gestão de suas cidades. Como lembrou o embaixador diante dos prefeitos presentes: “A França conta com 25 metrópoles certificadas como ’cidades inteligentes’, o país é líder do setor na Europa e serve de exemplo para o mundo todo”.

Michel Miraillet ainda ressaltou a importância da parceria econômica da França com o Brasil por meio de suas empresas e instituições públicas: “O Brasil conta com a presença de 900 empresas de origem francesa, que empregam cerca de 500 mil brasileiros. A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) está investindo no momento 2 bilhões de euros no país”. Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anfitrião do evento, “é muito expressivo que nesse encontro o embaixador convidado seja o francês. Isso reflete a nossa compreensão e a da França sobre o papel das cidades para enfrentar as questões do século XXI”.

JPEG
Reunião do embaixador com Rodrigo Neves e Jonas Donizette, em presença de suas respetivas equipes

Rodrigo Neves relembrou também a forte ligação francesa com o seu município nos âmbitos econômico, cultural, universitário e educativo (entre outros), e ressaltou ainda o desejo de fazer novas parcerias, principalmente para desenvolver o transporte público local: “Nosso projeto de VLT, junto a Alstom, recebeu um financiamento da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para a realização do estudo de viabilidade que será concluído em maio. Este projeto é prioritário para o nosso município e nossa parceria com a França é estratégica."

Michel Miraillet também elogiou a parceria com Niterói. Para o embaixador, a cidade é um “excelente exemplo do que as empresas francesas podem fazer com os municípios, por meio de investimentos privados, da AFD e das parcerias público- privadas (PPP)”.

Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, ressaltou a importância da cooperação da França com os municípios brasileiros, inclusive com Campinas, fundamental para que as cidades possam se adaptar aos desafios sociais e econômicos que se apresentam.

JPEG
Michel Miraillet com o Prefeito de Foz de Iguaçu, Reni Pereira, em presença dos representantes da AFD e da empresa francesa Phytorestore

Durante o encontro, o embaixador também se reuniu com Reni Pereira, prefeito de Foz de Iguaçu. Michel Miraillet relatou que a França pretende reforçar sua colaboração e seus investimentos na cidade: "Para que possamos cumprir juntos os objetivos do acordo de Paris". A equipe da prefeitura apresentou o projeto Reinventando Foz de Iguaçu, em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no Brasil e com a empresa francesa Phytorestore, presente no Brasil. O prefeito deve ir à França em breve para se inspirar da experiência francesa em termos de cidades inteligentes, tecnologias de ponta e gestão de projetos urbanísticos.

JPEG
O embaixador se reuniu com o prefeito de Teresina (PI) Firmino Filho e sua equipe, em presença da AFD.

Os prefeitos Firmino Filho (Teresina - PI) e Guti (Guarulhos - SP) expressaram junto ao embaixador percepções semelhantes com relação à importância da parceria com a AFD e com a França. Para Firmino, é importante “contar com financiamentos externos, para continuar a investir na melhoria da vida dos cidadãos. A notícia do financiamento do programa EuroClima, em parceria com AFD, é essencial neste sentido”.

Do lado francês, tanto Michel Miraillet quanto Jean-Claude Bernard, conselheiro econômico da Embaixada da França, afirmaram que desejam concretizar projetos de PPP em cidades de tamanho médio.

Para o prefeito de Guarulhos, “a AFD está nos atendendo muito bem, nos ajudando para que Guarulhos continue sendo uma cidade dinâmica, num contexto econômico difícil”.

JPEG
Junto à AFD, Michel Miraillet se encontrou com o prefeito de Guarulhos (SP), Guti.

O diretor da AFD na Argentina e no Brasil, Philippe Orliange, ainda participou da mesa-redonda "Oportunidades de investimentos e desenvolvimento das cidades", na qual apresentou aos 100 prefeitos presentes o campo de atuação da agência em diversos projetos urbanísticos (iluminação pública, mobilidade urbana, cidades inteligentes etc). Ele lembrou que a AFD tem um grande histórico de investimentos junto aos municipios, já que começou tratar com municipios bem antes de se aproximar dos estados brasileiros.

O encontro terminou com um clima otimista e com o desejo de mais realizações conjuntas. Miraillet fez questão de ressaltar que a Franca nunca deixou de acreditar e de investir no Brasil. E nunca deixará.

publié le 09/05/2018

haut de la page