Acordo de cooperação no campo da saúde

De 16 a 18 de outubro, a Fiocruz e o Centro Nacional de Pesquisas Cientificas da França (CNRS) realizaram no Rio de Janeiro um simpósio sobre o tema "Programa de cooperação no campo da saúde".

JPEGNísia Trindade Lima (Fiocruz) e Olga Anokhina (CNRS)
(Foto: Peter Ilicciev)

Dando início ao evento, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora do escritório do CNRS na América do Sul, Olga Anokhina, assinaram um acordo de cooperação técnica, científica e tecnológica entre as duas instituições.

Em seguida, os convidados assistiram a uma palestra de Paulo Buss, pediatra, sanitarista e coordenador geral do Centro Global de Saúde da Fiocruz (Cris/ Fiocruz).

JPEG

Durtante os três dias de conferência, os pesquisadores da Fiocruz e do CNRS participaram de diversos painéis, divididos em quatro temas:

• Saúde ambiental, saúde humana e biodiversidade;
• Questões globais de saúde, migração e epidemias globais;
• Acesso a tratamentos médicos, sistemas de saúde, políticas públicas e atendimento às populações vulneráveis;
• Troca de experiências em termos de bancos de dados relativos à saúde, programas de atendimento e bioética.

Este evento fez parte das comemorações de 120 anos da Fiocruz e de 80 anos do CNRS. O objetivo era fortalecer a parceria entre as duas instituições e criar novas oportunidades de colaboração científica.

- 
JPEGA equipe da Fiocruz, acompanhada do cônsul-geral da França, Jean-Paul Guihaumé (2° da esquerda para a direita), e da diretora do escritório do CNRS na América do Sul, Olga Anokhina (ao centro)
(Foto: Peter Ilicciev)

publié le 04/11/2019

haut de la page