Café Cientifico « Entre a lembrança e o esquecimento: como pensar nas politicas da memoria e dos monumentos? » dia 13 de dezembro

Na quarta-feira 13 de dezembro, os pesquisadores Octave Debary e Francisco Ramos de Farias darão uma palestra durante o Café Cientifico que acontece a partir das 19h na Midiateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Apos a palestra haverá um debate e um coquetel.

JPEG

Resumo da palestra:
Porque será que a nossa sociedade precisa pensar em sua historia e reviver o passado? É para que os fatos fiquem gravados na memoria ou para se desfazer deles, entregando-os aos memoriais ou às coleçoes dos museus? Esta palestra apresenta uma reflexão sobre a arte contemporânea e sobre a memoria, e é o resultado da colaboração entre o antropologo francês Octave Debary e o artista alemão, conhecido no mundo inteiro, Jochen Gerz. O trabalho deles acaba de ser publicado na obra intitulada "La ressemblance dans l’œuvre de Jochen Gerz" (Créaphis, 2017) e estará à venda apos este Café Cientifico. A apresentação será seguida por um debate com Francisco Ramos de Farias sobre os desafios que enfrenta a questão da memoria atualmente no Brasil.

JPEG

Biografias dos palestrantes:

JPEG
Octave Debary é antropologo, professor da Universidade Paris Descartes (Canthel/ Lahic). Suas pesquisas tratam principalemnte da memoria e dos restos. Ele é também professor convidado da catedra francesa da Unirio (2017-2018).

JPEG
Francisco Ramos de Farias é psicologo, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Research Productivity Scholar 2 – CNPq. Suas pesquisas tratam da memoria de situações traumaticas, das prisoes e dos presos.

O serviço de Cooperação Cientifica e Universitária do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro organiza regularmente os Cafés Científicos, a fim de divulgar trabalhos de pesquisa cientifica realizados sobre temas em que a cooperação franco-brasileira é importante, abrindo assim uma oportunidade para que o publico leigo possa refletir sobre assuntos ligados às ciências exatas, humanas e sociais.

Siga o Consulado nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos Cafés Científicos: https://www.facebook.com/francanorio
http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/

publié le 01/12/2017

haut de la page