"Café Científico" dia 26/05 com Doutor Olivier Robineau

Café científico sobre o tema “O interesse das redes sociais no que se refere aos cuidados, à transmissão e à prevenção das doenças infecciosas”, sexta-feira 26 de maio de 2017 às 19h na Midiateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

JPEG

Na sexta-feira dia 26 de maio, Doutor Olivier Robineau apresentará os seus trabalhos de pesquisa no Café Científico que acontecerá a partir das 19h na Midiateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Após a conferencia haverá um debate e um coquetel.

Dr. Robineau é doutor em epidemiologia na Universidade Pierre e Marie Curie (Instituto Pierre Louis de Epidemiologia e Saúde Publica) em Paris e é o Chefe da Clínica de doenças infecciosas e tropicais da Universidade de Lille.

O tema a ser abordado no próximo Café Cientifico é: “O interesse das redes sociais no que se refere aos cuidados, à transmissão e à prevenção das doenças infecciosas”. Atualmente, graças à Internet e aos aplicativos existentes, todo mundo sabe o que é uma “rede de contatos”. Entretanto, as redes não estruturam apenas nossa vida virtual. Todo tipo de relação inter-humana pode ser visto com relação às redes, e os laços criados dependem das características de cada individuo e de seu entorno também. Em termos de saúde e em todas as questões relacionadas ao assunto, as pesquisas que seguem as redes se desenvolvem de forma exponencial. Na saúde pública, as redes são muito estudadas e as pesquisas se apoiam em três principais eixos: determinação dos fatores de risco de doenças e condutas de risco ligadas às redes, a contribuição das redes sociais na luta contra as doenças e a sua importância na transmissão das doenças infecciosas. Será apresentado um relatório baseado na utilização das redes na Saúde Pública, com exemplos concretos extraídos de pesquisas sobre o vírus HIV na França e no Brasil.

O serviço de Cooperação Cientifica e Universitária do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro organiza regularmente esses Cafés Científicos, a fim de divulgar trabalhos de pesquisa científica realizados, em que a cooperação franco-brasileira é importante, de modo que o publico leigo tenha a oportunidade de elevar seu nível de reflexão em assuntos ligados às ciências exatas, humanas e sociais.

Siga o Consulado nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos Cafés Científicos: https://www.facebook.com/francanorio

publié le 18/05/2017

haut de la page