Café Científico sobre historia da arte na MAISON (19/06)

No próximo dia 19 de junho, o Professor Alain Bonnet virá apresentar seus trabalhos de pesquisa durante o Café Cientifico que se realizará a partir das 19h30 na Midiateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Após a conferencia haverá um debate e um coquetel.

JPEG
Professor Alain Bonnet

O Professor Alain Bonnet é professor de historia da arte na Universidade de Grenoble-Alpes, na França. Ele foi convidado pelo Consulado da França no Rio e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para um ciclo de conferencias sobre a historia das instituições artísticas europeias, a historia do ensino das artes e a formação da imagem dos artistas europeus no século 19.

JPEG
Wilhelm Bendz (1804 - 1832) - O escultor em seu estudio (The Hirschsprung Collection)

O tema abordado neste Café Científico será “As representações dos ateliers de artistas na pintura europeia do século 19”. O atelier do artista sempre foi visto como um lugar fascinante, carregado de mistérios. Apesar das representações de cenas de ateliers terem sido frequentes na historia da pintura ocidental, elas adquiriram uma importância maior no século 19, tendo em vista o seu numero e a sua diversidade. O Café Científico se propõe a analisar este gênero de pintura, mostrando sua riqueza e seu interesse, buscando compreender os motivos de sua multiplicação justamente na época do desenvolvimento dos valores plásticos da modernidade.

A conferência se realizará em francês, com tradução simultânea para o português.

O serviço de Cooperação Cientifica e Universitária do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro organiza regularmente os Cafés Científicos, a fim de divulgar trabalhos de pesquisa cientifica realizados sobre temas em que a cooperação franco-brasileira é importante, abrindo assim uma oportunidade para que o publico leigo possa refletir sobre assuntos ligados às ciências exatas, humanas e sociais.

Siga o Consulado nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos Cafés Científicos: https://www.facebook.com/francanorio

publié le 13/06/2017

haut de la page