Celebração entusiasmada da francofonia no Rio

PNG

Em março, foi a celebração da francofonia no Rio. Como nas edições anteriores, o público carioca se entusiasmou com uma rica programação de filmes, animações, leituras, palestras e shows apoiados pelos diversos Consulados de países francófonos no Rio de Janeiro.

Neste ano, o mês da francofonia no Rio abriu com o prestigioso show de Charles Aznavour no dia 18/03 e encerrou com a apresentação da cantora Zaz no dia 30/03.

Concurso de musicas em francês

JPEG

O concurso de musicas em francês é sempre o ponto alto nas festividades da semana da francofonia. Este ano, os principais temas que surgiram nas músicas apresentadas foram: migração, exilio e raízes. O concurso reuniu 180 alunos de 5 escolas: Colégio Liceu Franco-Brasileiro, o Lycée Molière, a Escola Americana do RJ, o Liceu Nilo Peçanha e a Escola Municipal bilíngue CIEP 449.

A turma do CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola Brasil-França ganhou o 1° lugar na categoria ensino médio (foto acima) e a turma da 5ª série de ensino fundamental do Lycée Molière levou o 1° lugar em sua categoria.

Foi notável a inspiração dos alunos, que escolheram espontaneamente o tema das raízes e do exilio, e apresentaram verdadeiras performances com as músicas.

Mostra de filmes francófonos

De 20 a 24 de março, um festival de filmes francófonos aconteceu no Cinemaison (Centro) e na Aliança Francesa de Botafogo. A abertura do festival foi no espaço cultural A MAISON onde um bate-papo juntou Delphine Coulin autora e diretora francesa, e Paulo Lins, autor brasileiro do romance Cidade de Deus (Cinemaison, 17h, entrada franca). A noite continuou com um show de Webster com o Dj Mam (espaço A Maison, 21h, entrada franca).

Outras atividades com as escolas

O tema escolhido nesta edição foi “A migração dos povos”, com 3 eventos principais (além do concurso de canção):
- Projeção do filme “Samba” de Eric Toledano e Olivier Nakache, seguido de um encontro com os alunos (Cinemaison dia 21/3 às 9h30),
- Encontros de alunos e refugiados (22/3) com o apoio das Associações Caritas e Haiti Aqui,
- Dia da francofonia em Niterói, em parceria com a Aliança Francesa (23/3, o dia todo).

Show de Marvin Jouno, da Lanterna Magica e exposição "Meu mundo é minha pátria"

Na Aliança Francesa da Tijuca, houve o show do cantor francês Marvin Jouno (20/3 às 19h) e o espetáculo musical dos flautistas belgas “Lanterna Magica” (22/3 às19h) e na Aliança Francesa de Niterói, uma exposição de fotografias sobre a imigração do Haiti e do Senegal “Meu mundo é minha pátria” (AF Niterói).

Mais informações em:
https://www.facebook.com/francanorio/
http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/
http://www.bibliofranca.org.br/
http://www.cinefrance.com.br/
http://www.rioaliancafrancesa.com.br/#

Confira quel foi o programa completo:

JPEG

Baixe aqui o programa em pdf:

PDF - 3.5 MB
(PDF - 3.5 MB)

publié le 31/03/2017

haut de la page