Colóquio Hospitalidade: entre ética, política & estética

objetivo deste colóquio é questionar o antigo conceito de hospitalidade, que a dimensão das crises migratórias contemporâneas ao redor do mundo parece ter atualizado.

A Casa de Rui Barbosa e a Embaixada da França, em colaboração com a Aliança Francesa, organizam no Rio, nos dias 27 e 28 de junho de 2019, um seminário franco-brasileiro de dois dias sobre a hospitalidade. O objetivo deste colóquio é questionar o antigo conceito de hospitalidade, que a dimensão das crises migratórias contemporâneas ao redor do mundo parece ter atualizado.

JPEG JPEG

A comparação dos pontos de vista francês e brasileiro sobre essa temática parece particularmente interessante na medida em que a França, país europeu confrontado com crises migratórias, está evidentemente e diretamente afetada por essa problemática, e o Brasil também está, por sua história que foi construída, pode-se dizer, numa relação complexa com a hospitalidade: hospitalidade traída (colonização), transviada (migrações forçadas da escravidão), promovida (vagas migratórias, a partir do século XIX, para povoamento e desenvolvimento econômico do país) e imposta (migrações recentes vindas da Venezuela, do Haiti e da África Negra, cuja gestão pelas autoridades brasileiras foi até hoje exemplar).

Abordaremos o tema em sua própria polivalência e numa abordagem decididamente multidisciplinar, um conceito que abrange de uma só vez os aspectos político, filosófico, ético e estético.

Esses dois dias serão construídos a partir de três aspectos principais:

1) hospitalidade, entre ética e política, dando voz a filósofos e antropólogos;

2) lugares de hospitalidade, trecho no qual intervirão os «profissionais» da hospitalidade (ONG, juristas, diretores de abrigos);

3) dar forma à hospitalidade, onde o tema será tratado sob o prisma das artes plásticas e da literatura.

Para acompanhar a proramação completa, clique no link a seguir:
https://www.facebook.com/events/416213495842637/

publié le 19/06/2019

haut de la page