Comemoração do "Dia Nacional do cinema francês" de 14 a 17 de julho no Rio e em Niterói

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a Reserva Cultural e as distribuidoras de filmes Fênix e Imovision organizam um evento especial para comemorar a festa nacional francesa e o "Dia nacional do cinema francês".

JPEG

A escolha do dia coincide com a ‘Queda da Bastilha’, festa nacional francesa, que marca o inicio da Revolução Francesa de 1789, no dia 14 de julho de 2017.

Com o apoio da Prefeitura de Niterói, A Fênix Filmes, a Imovision e o Reserva Cultural em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro apresentam o “Dia Nacional do Cinema francês”. O evento terá duração de três dias consecutivos, e sua programação contará com quatro filmes inéditos.

O principal objetivo é criar uma data comemorativa para o cinema francês no Brasil, e jogar luz na relação França/Brasil bem como, retribuir toda a bagagem cultural concedida ao nosso país, desde a chegada da missão francesa em terras brasileiras, no século XIX.

A ideia central é criar ‘O Dia Nacional do Cinema Francês’, que surgiu após a divulgação do Novo Acordo de Coprodução de Audiovisual entre Brasil e França. De acordo com Priscila Miranda, diretora da Fênix Filmes: “Espera-se que a partir de 2018, todas as salas de cinema do Brasil passem a exibir pelo menos um filme francês, no dia 14 de julho”.

Para abrir o evento, o diretor e ator Arnaud Viard apresenta sua comédia inédita “Amor, Paris e Cinema” na noite de 14 de julho no Reserva Cultural Niterói.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

PNG

PROGRAMA DE ABERTURA
En présence du réalisateur Arnaud Viard

Sexta-feira, 14/7, 21h, Reserva Cultural de Niterói
“Amor, Paris e Cinema” – Paris, Love, Cut: Arnaud realiza o seu Segundo filme (Direção: Arnaud Viard, 2015, 80 min., Fênix Filmes)
Aos 45 anos, Arnaud quer dirigir – finalmente – o seu segundo filme. Ele também quer ter um filho com Chloé, a mulher de sua vida. Mas tudo parece estar travado. Ele se separa de Chloé e volta ao seu trabalho de professor no curso Florent. Então ele encontra Gabrielle...

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA (15 a 18 de julho)

Sábado, 15/07 às 21h- Reserva Cultural de Niterói

“Saint Amour, na rota do vinho” - (Direção: Benoît Delépine e Gustave Kervern, 2016, 101 min, Imovision) com Gérard Depardieu
Pai e filho decidem deixar seu cotidiano na agricultura e realizar uma viagem pela região vinícola da França. Na companhia de um motorista particular, eles embarcam numa jornada que os permite repensar sobre a própria vida e se conhecerem melhor ao longo do caminho.

Imovision e Rio Wine and Food Festival oferecem um coquetel de vinhos e queijos após a sessão, e também uma pequena palestra de Marcelo Copello sobre Vinho & Cinema.

Domingo 16/07 – Reserva Cultural de Niterói

“Monsieur & Madame Adelman” - (Direção: Nicolas Bedos, 2017, 120 min, Imovision)
Como Sarah e Victor fizeram para suportarem-se por mais de 45 anos? Quem era de verdade essa mulher enigmática que vivia à sombra de seu marido? Amor e ambição, traições e segredos alimentam essa odisseia de um casal fora do comum.

“À Sombra de Duas Mulheres” - L’Ombre des Femmes (Direção: Philippe Garrel, 2015, 73 min, Fênix Filmes)
Pierre e Manon produzem documentários de baixo orçamento e vivem de pequenos bicos. Quando Pierre conhece uma jovem estagiária, Elisabeth, ela se torna sua amante. Mas Pierre não quer deixar Manon – ele quer continuar com as duas mulheres. Elisabeth descobre que Manon tem um amante e conta a Pierre. Pierre volta para Manon, a mulher que ele ama de verdade. Sentindo-se traído, ele implora por seu amor, deixando Elisabeth de lado.

Segunda, 17/07 – Cine Maison Rio

18h : “Corniche Kennedy” (Inédito)

20h : “Claire e Eu" (Direção: Arnaud Viard, 2014, 81 min., Gloria Filmes)
Antoine tem 33 anos. Idealista e eternamente insatisfeito, ele busca um grande amor. Sua desenvoltura natural e a leveza com a qual ele passeia por Paris não escondem mais a sua solidão. Até que um dia Antoine encontra Clara: bonita, livre e generosa, ela passa da descontração à tensão com tanto charme, que Antoine se envolve instantaneamente. Eles foram feitos um para o outro e nunca viram nada igual. Mas a vida não é simples e eles teão que enfrentar desafios para os quais eles não estavam preparados.

JPEG

publié le 13/07/2017

haut de la page