De Ste-Foy-Lès-Lyon à Maré: uma fraternidade

Escola Livre da Maré sai em turnê francesa com espetáculo May B, de Maguy Marin

A professora francesa de dança Isabelle Missal veio ao Rio de Janeiro ensinar e ensaiar, com os jovens intérpretes da companhia de dança Núcleo 2, o espetáculo May B, da coreógrafa francesa Maguy Marin. Um exercício de transmissão particularmente sensível, que oferece novas possibilidades de diálogos e colaboração tendo como únicas exigências: a disciplina e a criatividade.

Depois de um mês de repetições, uma primeira etapa, carioca, se encerrou. E deixou espaço para a segunda, francesa: a finalização da maquiagem e dos figurinos, em Ste-Foy-Lès-Lyon, e as apresentações em diferentes cidades da França (Paris, Lyon, Grenoble, Cergy-Pontoise, Montbéliard, Vitry).

May B é uma interpretação da obra de Samuel Beckett, um encontro entre a dança e o teatro, encenada há 35 anos pela própria diretora do Núcleo 2, Lia Rodrigues. Os jovens dançarinos semiprofissionais, nascidos e criados na Favela da Maré, participam de uma experiência humana e artística, seguindo os passos da diretora e realizando o sonho em comum das duas professoras e coreógrafas, Lia e Isabelle.

O projeto foi realizado em parceria com as companhias de dança de Maguy Marin (Ramdam, un centre d’art) e de Lia Rodrigues (Companhia de Danças/Escola Livre de Dança da Maré), assim como o Centro de Artes da Maré e Redes da Maré, a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês do Brasil e a Aliança Francesa.

JPEG
Dançarinos do Núcleo 2, dirigido por Lia Rodrigues (nomes sem ordem específica): Audrey da Silva Pereira, Diego Farias Alves da Cruz, Jeniffer Rodrigues da Silva, Karolline da Silva Pinto, Larissa Lima da Silva, Luciana Barros Ferreira, Luyd de Souza Carvalho, Marllon dos Santos Araujo, Raquel Alexandre David Silva, Ricardo de Araujo Xavier (Foto: Lia Rodrigues)

JPEG
Dançarinos do Núcleo 2 e a professora Isabelle Missal (Foto: David Mambouch)

Calendário de apresentações na França:

RAMDAM – Ste-Foys-Les-Lyon
Ensaios de 12 março a 1o de abril de 2018
Espetáculos de 28 a 31 de março

Festival Escales - Val d’Oise, Cergy-Pontoise
De 3 a 5 de abril

Centquatre - Paris
De 10 a 14 de abril

MA - Montbéliard
24 de abril

MC2 - Grenoble
De 25 a 27 de abril

Théâtre Jean Vilar - Vitry
2 de maio

publié le 04/04/2018

haut de la page