Debate "Internet e Territórios"

O Instituto Francês no Brasil convidam para um debate sobre "Internet e Territórios", dia 23/11 de 19:00 - 21:00 na Biblioteca do Espaço cultural Maison (Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 - 11°)

JPEG

O Instituto Francês no Brasil convidam para um debate sobre "Internet e Territórios" com o filósofo e antropólogo especialista em fenômenos ligados à Internet Éric Guichard e o geógrafo especialista em geografia do Brasil Hervé Théry.

Com mediação de Luca Belli, pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio).

Evento com tradução simultânea.
Local : Biblioteca - Espaço cultural A Maison - Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 - 11 andar
Entrada franca

Sobre os palestrantes :

ERIC GUICHARD :
Éric Guichard é professor de matemática e é formado em antropologia. Tendo mergulhado na internet desde que passou a ser professor-pesquisador na universidade Ens-Ulm (Paris) em 1992, ele fez uma tese sobre o assunto. Diretor do programa do Colégio Internacional de Filosofia (de 2010 a 2016), Éric Guichard tem uma visão critica da internet, sem rejeitar o lado técnico. Por exemplo, ele considera que a escrita em si é uma técnica e que a internet (e o sistema digital) é uma extensão dela. Seu pensamento é ancorado na materialidade; ele traça um paralelo com a geografia e a historia das técnicas, sem se esquecer da ciência, para tentar entender como se escreve o mundo atual. Éric Guichard dirigiu varias obras, como "Olhares cruzados sobre a internet" (Presses de l’Enssib, 2011), e "Escritos: na trilha de Jack Goody" (Presses de l’Enssib, 2012). A maioria de seus artigos recentes estão disponíveis no endereço http://barthes.enssib.fr/articles.

HERVÉ THÉRY :
Possui graduação em História (1972) e em geografia (1973) pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), mestrado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973), doutorado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1976) e Habilitation à diriger des recherches (Livre docência), pela Université Paris X Nanterre (1994). Atualmente é pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, professor visitante da USP, pesquisador convidado da Universidade de Brasília (CDS). Coordenador editorial da revista Confins (http://confins.revues.org/, Issn 1958-9212), comitê editorial M@ppemonde (Online) (1769-7298). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia do Brasil, geografia politica, cartografia tématica, modelização gráfica. (Fonte: Currículo Lattes)

Esse evento faz parte da programação #NovembreNumériqueBrasil
https://www.facebook.com/events/2003049453247524/

publié le 22/11/2017

haut de la page