Dispositivo de apoio à rede de associações de franceses no exterior (“STAFE”) – Projetos para 2018

O objetivo do fundo de apoio à rede de associações de franceses que vivem fora da França é apoiar projetos de associações locais criadas por franceses, de cunho educativo, caritativo, cultural ou econômico, que possam contribuir com a divulgação da imagem da França ou venham completar os programas já existentes de ajuda aos franceses, gerenciados pelo consulado.

Este dispositivo foi anunciado pelo presidente Emmanuel Macron em outubro de 2017, durante uma reunião na Assembleia dos Franceses do Exterior, a fim de substituir o sistema anterior de “reserva parlamentar”. O fundo dispõe de um orçamento global de dois milhões de euros.

Para que tipo de associação?

Todas as associações locais que realizam projetos de natureza caritativa, cultural, educativa ou econômica e que contribuem com a divulgação da imagem da França. As associações devem ter mais de um ano de existência.

Quando e como se candidatar?

Basta solicitar os documentos para o pedido de subvenção, por e-mail pelo endereço [social.rio-de-janeiro-fslt@diplomatie.gouv.fr] antes do dia 11 de maio de 2018. Todos os comprovantes deverão ser entregues ao escritório do serviço social do consulado antes do dia 23 de maio. Os pedidos serão inicialmente analisados pelo Conselho Consular, que dará um parecer, e em seguida serão enviados para a França, onde serão examinados por uma Comissão Nacional de Consulta, formada por representantes eleitos e membros da administração. Os valores concedidos por esta comissão serão entregues localmente às associações selecionadas.

Quais as condições para a inscrição de projetos?

  • Somente associações registradas localmente podem se inscrever.
  • A subvenção solicitada não pode ser a única fonte de financiamento do projeto. Valor máximo 50%.
  • O valor solicitado pode ser de 1000€ a 20 000€.
  • O projeto apresentado deve ser de natureza caritativa, cultural, educativa ou econômica, e deve contribuir com a divulgação da imagem da França ou complementar os programas já existentes de ajuda aos franceses, gerenciados por nossas embaixadas e consulados.

Como preparar o pedido?

O pedido de subvenção, obtido junto ao consulado, deve ser devolvido antes do dia 23 de maio de 2018 e conter os seguintes documentos:

  1. Pedido de subvenção mencionando claramente o valor solicitado pela associação para o projeto, apresentado como uma carta assinada pelo presidente da associação ou por seu representante;
  2. Estatuto da associação e sua tradução para o francês, e comprovantes de registro junto àa autoridades locais;
  3. Eventualmente, outros documentos da associação que ajudem a fundamentar e justificar o pedido;
  4. Formulário de pedido devidamente preenchido, a ser retirado junto por e-mail no endereço [social.rio-de-janeiro-fslt@diplomatie.gouv.fr] antes do dia 11 de maio de 2018.

JPEG

publié le 25/04/2018

haut de la page