Encontro de Alumni no Rio de Janeiro

O Consulado geral da França no Rio de Janeiro organizou no dia 24 de outubro um evento reunindo antigos alunos de universidades e escolas superiores de especialização francesas.

O Consulado geral da França no Rio de Janeiro organizou no dia 24 de outubro um evento reunindo antigos alunos de universidades e escolas superiores de especialização francesas. O objetivo desta iniciativa é de criar uma rede de ex-alunos franceses e brasileiros, no Rio de Janeiro.

Em 2017, nada menos que 565 estudantes cariocas e mineiros viajaram para cursar o ensino superior na França. Por outro lado, centenas de estudantes franceses chegam todo ano, para estudar nas universidades cariocas. As redes de contatos representam um enorme apoio quando chega a hora de procurar emprego. Assim como a rede de antigos alunos franceses residentes no Rio, manter o contato também pode servir simplesmente para ampliar as possibilidades de encontros com outros profissionais, possíveis parceiros, fornecedores e clientes.

JPEG
Cristiano Braga estudou na escola HEC (Hautes Etudes de Commerce) de Paris e trabalha atualmente como ‘business development manager’ na empresa Prumo, cujas atividades se concentram no porto de Açu, no Estado do Rio

Cristiano Braga, presidente da associação de ex-alunos da HEC no Rio de Janeiro, teve a ideia de reunir os antigos estudantes de diversas grandes escolas da França residentes na cidade, a fim de manter e reforçar os laços já existentes, além de multiplicar as oportunidades profissionais. O grupo, batizado de “Alumni Grandes Écoles” é um exemplo do que pode ser feito nesse sentido.

JPEG
Pascaline Dalby é gerente de Recursos Humanos do Grupo Safran no Brasil

Pascaline Dalby, gerente de Recursos Humanos do Grupo Safran no Brasil também tomou a palavra e ressaltou quanto um período passado na França ou um diploma francês é valorizado em grandes grupos como o Safran, e convidou os presentes a verificarem as ofertas de empregos oferecidos pela empresa no Brasil.

JPEG
Jean-Paul Guihaumé, Cônsul geral da França no Rio de Janeiro

O Cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, também disse algumas palavras, ressaltando que o ensino superior, e mais especificamente o ensino superior francês representa sempre um padrão de qualidade procurado pelas organizações. Ele parabenizou a iniciativa de promover a aproximação de ex-alunos de diversas grandes escolas e lembrou que hoje em dia as redes de contatos são verdadeiros aceleradores e catalisadores no ambiente profissional, incentivando aos presentes a se manterem unidos como um time.

JPEG
João Mariano Collet, representante da agência Campus France no Rio de Janeiro

João Mariano, responsável da agência Campus France no Rio de Janeiro, apresentou a rede France Alumni.

A rede de contatos do Campus France cobre cerca de cem países. Através dela, os estudantes brasileiros que passaram pelo ensino superior francês podem manter os laços afetivos e profissionais criados durante suas estadias na França. O sistema permite reencontrar antigos colegas e favorece as pesquisas de mercado e de empregos. A rede France Alumni serve para que as pessoas se mantenham em contato, mesmo depois de terem voltado para os seus países de origem.

João Mariano mencionou as relações fortes que ligam a França e o Brasil na área da educação e lembrou que o escritório da agencia Campus France existe para ajudar os estudantes brasileiros que desejam estudar na França a realizarem os seu sonho, identificando as instituições mais adequadas conforme o projeto acadêmico de cada um. Campus France é uma agência do governo francês dedicada à promoção do ensino superior na França e à mobilidade internacional.

A noite se encerrou com um coquetel e uma festa embalada por um jovem DJ.

JPEG

publié le 06/11/2018

haut de la page