Entrega da Medalha de Oficial da Legião de Honra ao Professor Jacob Palis Junior

JPEG

Jacob Palis Junior é um renomado matemático, pesquisador e professor, diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) de 1993 a 2003, e o primeiro cientista do hemisfério sul a ter recebido o prêmio Balzan, em 2010. O Professor Jacob Palis Junior realizou um trabalho admirável no campo da matemática e a serviço das relações franco brasileiras, cooperação esta que rendeu ao IMPA o titulo de Unidade Mista Internacional do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França).

Jacob Palis nasceu em Uberaba - Minas Gerais, aos 15 de março de 1940. Aos 16 anos, veio para o Rio de Janeiro, onde em 1962 se formou em engenharia pela Universidade do Brasil – atual UFRJ. Em 1964, foi para a Universidade de Berkeley, na Califórnia para o seu mestrado e o doutorado, sob a supervisão de Steve Smale, vencedor da medalha Fields em 1966.

A cerimonia de condecoração do Professor Palis aconteceu dia 26 de março de 2018, na Academia Brasileira Ciências do Rio de Janeiro, com a presença do Cônsul Geral da França, Jean Paul Guihaumé, do presidente da Academia Brasileiras de Ciências, Luiz Davidovich, do Presidente do IMPPA, Marcelo Viana, e do representante do Ministro da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e das Comunicações, Álvaro Prata. Todos se reuniram para homenagear o professor, que estava profundamente emocionado ao proferir o seu discurso.

JPEG
JPEG
JPEG

publié le 20/04/2018

haut de la page