Festa da Francofonia 2019

A Francofonia 2019 acontece entre os dias 13 de março e 17 de abril, com uma extensa programação de shows, exibições de filmes, exposições, peças de teatro e debates.

Organizada pelo consulado da França no Rio em parceria com os consulados da Bélgica, da Suiça, do Canadá, do Líbano, com a Aliança Francesa, com o Bureau du Quebec e com o Instituto Francês no Brasil, a Francofonia chega à sua quinta edição com o tema "as mulheres na Francofonia".

Entre os dias 13 de março e 17 de abril, uma extensa programação de shows, exibições de filmes, exposições, peças de teatro e debates anima a cidade maravilhosa, mergulhando na temática dos direitos das mulheres.

Essa iniciativa plurilíngue celebra as culturas francófonas e convida o público a participar de uma troca de experiências enriquecedora, por meio de um diálogo constante entre diversos sotaques.

A Festa da Francofonia no Rio

Comemorando o Dia Internacional da Francofonia, em 20 de março, foi organizada uma grande festa para celebrar a língua francesa no Rio de Janeiro, na BiblioMaison, no 11º andar da Casa Europa.

O evento contou com a presença do Cônsul-geral adjunto da França no Rio, Jean François Laborie, do Adido de cooperação e ação cultural, Romann Datus, e da Adida linguística, Adriana Davanture.

JPEG

Também estiveram presentes a Diretora da Aliança Francesa no Rio de Janeiro, Peggy Giordano, o Cônsul geral da Bélgica, Jean-Paul Charlier, o Vice-cônsul da Bélgica, Christian Bula Lokwa, o Cônsul geral da Suíça, André Von Ah, a Consulesa geral do Canadá, Evelyne Coulombe, o Cônsul geral do Líbano, Alejandro Bitar, e a Presidente do Instituto Cultural do Líbano no Brasil, Kátia Chalita.

Em discurso que marcou a abertura da festa, Adriana Davanture, responsável pela organização do evento, destacou o lado educativo da Francofonia, para além de sua programação cultural. "A Francofonia também possui uma programação paralela, que acontece lá fora, que vai ao encontro da juventude, nas universidades e nas escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro", pontuou.

JPEG

JPEG JPEG JPEG

Shows do grupo canadense La Bronze, do grupo franco-brasileiro Čao Laru e da dupla belga Duo Rive animaram a noite. Os convidados também puderam se deliciar com comidas típicas da França, da Suíça, da Bélgica, do Líbano e do Canadá, servidas em stands espalhados pela BibioMaison.

JPEG JPEG JPEG

Belo Horizonte

A abertura da festa da Francofonia em Belo Horizonte aconteceu na véspera (19/03) e teve a participação do Embaixador da Bélgica, Patrick Herman, do Cônsul-geral da France para a região RJ-MG-ES, Jean Paul Guihaumé, da Cônsul honoraria da Suiça, Astrid Boller, do Cônsul honorario da Bélgica, Henrique Machado Rabelo e do Cônsul honorario do Canadá, Ricardo Guimarães. Em seus discursos, todos ressaltaram a importância da língua e da cultura francesas no mundo.

JPEG
JPEG

A Francofonia 2019 traz uma ampla programação, que se extende até o meio de abril. Confira todos os eventos que acontecem na cidade do Rio de Janeiro:

https://drive.google.com/file/d/1NEIjEvyuUaqQ3z_WwQR8al0XE2Qeq9lM/view?usp=sharing&fbclid=IwAR2XSKs5HkdgXQwAsASZdp0wJBUAf5S9W5r8hFHEo3rZEG__7uJ7hCVw6fQ

publié le 29/04/2019

haut de la page