França se une a outros consulados no apoio à 24ª Parada LGBTi+

Consulados da Europa e das Américas estiveram presentes à reunião realizada no Consulado da França

JPEG
O cônsul-geral da França e decano do corpo consular no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, recebeu nesta 5ª feira, 29 de agosto, representantes consulares para definir o apoio que será dado pelas representações diplomáticas do Rio à 24ª Parada do Orgulho LGBTi+. A iniciativa da reunião partiu de Evelyne Coulombe, Cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro e há muitos anos engajada no movimento .

Organizado pelo grupo Arco-Íris, o evento será realizado em 22 de setembro, na praia de Copacabana. Segundo Júlio Moreira, diretor de Arco-Íris, a previsão é de que um milhão de pessoas se reunam nesse dia, para defender as causas comuns de igualdade, diversidade e direitos humanos.

A edição 2019 da parada celebra também duas datas importantes: os 50 anos de Stonewall, o primeiro levante LGBT na história, realizado em Nova Iorque, que deu origem ao movimento moderno de luta pelos direitos dessa comunidade; e os 40 anos do movimento LGBT no Brasil.

Estiveram presentes cônsuls, vice-cônsuls e representantes de México, Noruega, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Itália, Suiça, Bélgica e França. E ainda representantes da Aliança Francesa e de outras instituições e associações. Diversas propostas de ação foram apresentadas e serão analisadas nos próximos dias em conjunto com o grupo Arco-Íris.

Com essa iniciativa, parte do corpo consular deseja reforçar uma mensagem universal de tolerância e respeito, independentemente da orientação sexual de cada um, valores compartilhados e incentivados pela França.

publié le 10/09/2019

haut de la page