Jogo interativo sobre o tema "Juventude e Gênero" no Espaço Cultural A MAISON

No ultimo dia 23 de março, a Midiateca do Consulado da França no Rio de Janeiro, através da ONG Redes da Maré, recebeu um grupo de adolescentes inscritos no ENEM para participarem de uma rodada do jogo Play Decide, uma iniciativa da Comissão Europeia trazida para o Rio pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

JPEG

A Comissão Europeia lançou ações para estimular o uso de jogos de discussão e outros formatos de debate nas cidades europeias, visando o desenvolvimento de uma cultura científica a nível local. Entre estes, destaca-se o PlayDecide (http://www.playdecide.eu/), orientado para questões de saúde publica, entre outras. A Fiocruz, representada por Claudio Cordovil Oliveira (ENSP) e Wim Degrave (IOC), resolveu trazer este conceito para o Brasil e passou a promover debates construtivos, lançando mão dos aspectos lúdicos do jogo, de modo a sensibilizar a sociedade e estimular a cidadania consciente e participativa.

O PlayDecide, além de levar as pessoas a refletirem sobre temas predefinidos, constitui um exemplo de democracia participativa. No final do jogo, podem ser feitas propostas sobre os temas escolhidos, que serão divulgadas através de um portal eletrônico. Com isto, a Organização Mundial da Saúde, a Fiocruz e o Ministério da Saúde poderão coletar ideias e ter uma ideia detalhada do que pensa o publico participante sobre os assuntos em questão.

PlayDecide é uma ferramenta aplicável a diversas áreas, para a construção de opiniões e debates. O tema escolhido conjuntamente pelo Consulado e pela FioCruz para esta primeira edição foi “Juventude e Gênero”. Na sociedade brasileira de hoje, a posição da mulher, especialmente das adolescentes, ainda é bastante vulnerável. Um dos objetivos, apesar de não alcançar de imediato um público muito numeroso, é de sensibilizar os jovens para a gravidade do problema.

Para o Consulado, o evento reforça os lações já existentes com projetos realizados no Complexo da Maré : na verdade, este evento faz parte de uma série de ações colaborativas entre o Consulado e o Complexo da Maré (France Danse, Seminário internacional sobre as periferias, realizado com o Observatório das Favelas). O Consulado apoia as instituições de cunho social da Maré e se propõe, modestamente, a contribuir com estes esforços. Além disso, o Consulado se dispõe igualmente a reforçar sua colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz.

A tarde na midiateca se encerrou com um delicioso lanche de croissants franceses para todos. Novas rodadas do jogo Play Decide deverão acontecer durante os próximos meses, com outros parceiros do Consulado Francês e da Fundação Oswaldo Cruz.

publié le 13/06/2017

haut de la page