Lançamento de Goût de / Good France 2018

A França em todos os seus sabores!

PNG

Criado pelo renomado chef francês Alain Ducasse, Goût de/Good France é um evento mundial de celebração da alta gastronomia francesa, que ocorre anualmente no dia 21 de março. Nessa data, milhares de chefs servem em seus jantares menus franceses exclusivos e completos, com aperitivo, entrada, prato principal, queijo e sobremesa, além de vinhos e champanhes, celebrando a França em toda a sua diversidade.

Participar de Goût de France é viajar por sabores únicos e por uma cultura culinária de excelência, por meio de menus cuidadosamente preparados e servidos em 3 mil renomados restaurantes, em 150 países. E oferecidos também a bordo dos aviões Air France e dos navios Le Ponant, que na ocasião levam os sabores franceses aos ares e mares de todo o mundo.

Origem

A inspiração de Goût de France vem dos famosos “jantares de Epicuro”, criados em 1912, por Auguste Escoffier: um mesmo menu, no mesmo dia, servido em várias cidades da França. No entanto, Goût de France leva a proposta além, propondo aos chefs total liberdade de criação de novos menus, novos pratos, novas misturas e novos sabores, em um evento agora mundial.

Sua primeira edição ocorreu em 2015, quando a “culinária gastronômica dos franceses” passou a fazer parte do patrimônio imaterial da UNESCO, um reconhecimento comemorado nos cinco continentes, com muita festa e... boa comida, é claro.

Desde então, 21 de março, primeiro dia da primavera europeia, passou a ser também a data desse evento gastronômico que vem crescendo todos os anos, levando a riqueza, os sabores e as surpresas da culinária francesa aos amantes da boa cozinha dos cinco continentes.

JPEG

Coquetel de lançamento Goût de France 2018

Em 2018, o lançamento de Goût de France no Rio de Janeiro foi marcado por um coquetel na Sociedade Hípica e uma homenagem ao grande chef francês Paul Bocuse, recentemente falecido, reunindo os chefes franceses e de restaurantes franceses da cidade. Na ocasião, o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro Jean-Paul Guihaumé louvou a diversidade e a qualidade da gastronomia de seu país (discurso na íntegra no fim do documento). E em um emocionante discurso, o chef Claude Troisgros aproveitou para relembrar a máxima de Bocuse, seu padrinho culinário: “só acredito em uma única cozinha: a boa!”.

E de uma coisa podemos ter certeza: quando o assunto é Goût de France, a cozinha é sempre boa!

Restaurantes participantes da edição 2018

Rio de Janeiro
• Bistrô da Hípica - Chef Frédéric Monnier: (21) 2156-0155
• Brasserie Rosario - Chef Frédéric Monnier: (21) 2518-3033
• CT Brasserie - Chef Didier Labbé: (21) 3252-2777
• Laguiole LAB - Chef Ricardo Lapeyre: (21) 2517-3129
• La Villa - Chef Grégoire Fortat: (21) 2542-2771
• Le Bistrôt du Cuisinier - Chef David Jobert: (21) 2540-4830
• L’Étoile - Chef Felix Sanchez: (21) 2529-1291
• Le Vin Bistro - Chef Fred Barroso: (21) 3502-1002
• Miam Miam - Chef Roberta Ciasca: (21) 2244-0125
• Térèze - Chef Esteban Mateu: (21) 3380-0259

Búzios
• Chez Françoise - Chef Paulo Cezar Cordeiro: (22) 2620-8504

Macaé
• Petit Bistrot - Chef Guilherme Veiga: (22) 99947-1522

Belo Horizonte
• Au Bon Vivant - Chef Silvana Watel: (31) 3227-7764
• Vecchio Sogno - Chef Ivo Faria: (31) 98471-3275

Todos os restaurantes listados servirão menus especiais no dia 21 de março, data oficial de Goût de France. E alguns estenderão a oferta a outras datas. Consulte o restaurante antes de ir.

Fotos

Fotos disponíveis no flickR do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro: https://www.flickr.com/photos/consulatrio/

JPEG

Agradecimentos

O Consulado Geral da França agradece a todos seus parceiros para esse evento de lançamento do Goût de / Good France e esta homenagem ao grande chef Paul Bocuse. Obrigado à Sociedade Hípica Brasileira pela parceria de sempre, obrigado à Allfood, Bridor, Veuve Clicquot, Gustative, Sofitel Ipanema pelos seus produtos e suas iguarias francesas! Obrigado ao Eric Jourdan pelo lindo cuadro de chocolate pintado, linda obra de arte em homenagem ao Paul Bocuse! Obrigado ao Frédéric Monnier, ao Roland Villard e à Erica Sportiello, pelo coquetel e pela organização do evento.

Íntegra do discurso do Cônsul geral da França, Jean Paul Guihaumé

Boa noite, sejamos todos e todas bem-vindos ao lançamento do Goût de France 2018, uma oportunidade única de desfrutarmos do “gosto da França”, ou melhor, do “sabor da França”!

Como vocês sabem, estamos fazendo parte de um evento internacional, que reunirá no próximo dia 21 de março mais de 3 mil chefs, dos 5 continentes, para celebrar a gastronomia francesa!

O Goût de France – ou Good France, com sotaque inglês - homenageia a culinária francesa e os valores que lhe são tradicionalmente associados, como a degustação de iguarias finamente preparadas e o prazer de reunir amigos ao redor de uma boa mesa, sem esquecer do lado inovador, que inclui o requinte da simplicidade, o respeito pela natureza e o cuidado com o futuro do planeta.

A inspiração do evento Goût de France veio dos ilustres jantares de Epicuro. La atrás, em 1912, o francês Auguste Escoffier lançou os “Dîners d’Epicure”: um mesmo cardápio seria servido no mesmo dia, em varias cidades da França.

A primeira edição do Goût de France aconteceu em 2015, por iniciativa do chef Alain Ducasse, que se inspirou nos jantares de Epicuro e resolveu inovar, realizando um evento internacional e lançando um novo conceito da alta gastronomia, com menos sal, menos açúcar e menos carne vermelha nos menus.

Ele parte do principio que “Falar de culinária – de culinária francesa – é falar da alegria de viver, com leveza, otimismo e prazer – isso é o que as pessoas têm em mente quando pensam na França como destino turístico”.

Desde o lançamento do primeiro Goût de France, a “culinária gastronômica dos franceses” passou a fazer parte do patrimônio imaterial da UNESCO.

No Brasil, esse ano temos 96 restaurantes participantes, sendo 12 do Rio e 2 de Minas, para festejar na semana do dia 21 de março as delicias da culinária francesa, suas famosas técnicas e suas especialidades.

Quero agradecer pela colaboração de todos os chefs que se juntaram a nós, cada um trazendo a sua versão e o seu toque particular, e também à Hípica e aos demais parceiros e colaboradores.

Esse ano, estamos homenageando especialmente o famoso chef Paul Bocuse, que fez grande parte de sua carreira aqui no Rio. Para falar um pouco mais sobre isso, cedo a palavra ao nosso amigo Claude Troisgros.

JPEG

Íntegra do discurso do Chef Claude Troisgros em homenagem a Paul Bocuse

Paul Bocuse marcou e mudou pra sempre o caminho e a história da gastronomia na França e no mundo. Como um dos criadores da chamada Nouvelle Cuisine francesa, nos anos 60, 70, ele sempre soube valorizar o nosso produto, a nossa cultura e o nosso savoir faire.

Desde pequeno, tive a chance de puder conviver de perto com monsieur Paul. Foi com ele que assinei, aos 8 anos de idade, meu primeiro contrato de trabalho. E foi em Collonges au Mont d’or, em julho de 1973, que entrei na mais famosa e respeitada cozinha do mundo.

Foi difícil, duro, mas importante para meu crescimento.

Foi em Collonges que aprendi a valorizar os produtos e os pequenos produtores, que aprendi as técnicas da cozinha clássica, que entendi o respeito à nossa profissão.

Paul Bocuse não só foi o maior cozinheiro da sua geração, mas também um visionário, um homem de palavra, um homem de respeito, um homem de muitas paixões, um homem generoso, um líder, um verdadeiro chef...

Como Escoffier, Careme e Vatel, o nome Paul Bocuse ficará para sempre na memória da gastronomia mundial.

Para terminar, vou citar uma das suas famosas frases: “Eu, Paul Bocuse, só acredito numa única cozinha: A BOA.

Obrigado!"

publié le 28/03/2018

haut de la page