Lançamento do escritório France24 no Rio

Para marcar a inauguração do escritório carioca do canal de notícias France24, encarregado pela cobertura das noticias do Brasil, do Paraguai e da Guiana, o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro organizou uma mesa-redonda sobre o tema “Política e democracia nas periferias”.

O evento faz parte da série “Olhares cruzados” em que jornalistas franceses apresentam reportagens sobre o Brasil e jornalistas brasileiros apresentam reportagens sobre a França, com um debate após a apresentação.

JPEG

Marie Ndenga Hagbe, do escritório da France24 apresentou uma reportagem curta (2’30”) sobre a representação política nas comunidades, uma matéria exibida no mundo inteiro pelo canal France24, na véspera do primeiro turno das eleições no Brasil. A reportagem acompanha a rotina de dois candidatos de comunidades cariocas: Anderson Quack e Thais Ferreira.

Após a exibição da reportagem, uma mesa-redonda mediada pela jornalista francesa teve a participação de Ana Carolina Lourenço e Hannah Vasconcelos, cujos trajetos estão descritos a seguir:

Ana Carolina Lourenço, coordenadora de política da Rede Umunna.

JPEG

A Rede Umunna é formada por mulheres negras que pesquisam e promovem a presença de mulheres negras na política. Elas lançaram em 2018 a campanha #MulheresNegrasDecidem . O objetivo é criar espaços para mulheres negras debaterem política, produzir conteúdo sobre o tema e incentivar a presença de mulheres negras na política institucional. O projeto se organiza em duas frentes: o engajamento cívico e o acompanhamento de pré-candidatas negras. A primeira é focada em produzir conteúdo sobre mulheres negras para um site a ser lançado nos próximos meses e incentiva-las para que participem do debate eleitoral. A segunda se concentra no monitoramento e acompanhamento de candidaturas de mulheres negras.
Para mais informações: https://www.facebook.com/redeumunna/
https://www.instagram.com/redeumunna/
https://twitter.com/redeumunna

Hannah Vasconcelos do Data Labe

JPEG

O Data Labe é um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré, no Rio de Janeiro, que surgiu em 2015 como parte do Observatório de Favelas. A equipe é composta por jovens moradores de bairros populares, que produzem novas narrativas por meio de dados. As atividades do Data labe se distribuem em três eixos: produção de conteúdo, treinamento, e monitoramento da geração cidadã de dados.
Para mais informações: http://datalabe.org/

Sobre France24:

GIF

France 24 é o primeiro canal de informações contínuas sobre notícias do mundo, com um enfoque francês, através da diversidade e da analise dos pontos de vista.
A emissora realiza transmissões 24h por dia, 7 dias por semana, em três canais, em francês, inglês e árabe. Mais informações no site : www.france24.com

O evento teve retransmissão ao vivo na pagina Facebook do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Para assistir novamente, veja o vídeo:

publié le 22/10/2018

haut de la page