Laurent Cantet vem ao Rio de Janeiro participar da Flup

Cineasta francês vencedor da Palma de Ouro apresentará seu novo filme, A Trama, em pré-estreia aberta ao público na quinta-feira (9), às 19h, no Vidigal

A Trama (2017) acompanha o desenrolar de uma oficina literária de verão na cidade de La Ciotat, a 30 quilômetros de Marselha. Um grupo é selecionado para escrever um thriller sob supervisão da renomada autora Olivia (Marina Foïs). Durante o processo, um dos jovens aspirantes a escritor, Antoine (o estreante Matthieu Lucci), demonstra afinidade pela violência e por ideais de extrema direita, despertando uma série de conflitos. O filme será exibido em uma pré-estreia aberta ao público na próxima quinta-feira (9), às 19h, na sede do grupo Nós do Morro.

A exibição do filme faz parte da programação da Festa Literária das Periferias (FLUP). Criada em 2012 para fortalecer o papel das periferias brasileiras nos debates sobre literatura e leitura, a FLUP chega à sua 6ª edição entre os dias 10 e 15 de novembro no Vidigal, Rio de Janeiro, tendo entre os convidados o cineasta francês Laurent Cantet.

Considerado uma referência cinematográfica internacional no debate sobre a exclusão e sobre a representação da juventude de classes sociais menos abastadas, Cantet realizou Entre os muros da escola (2008), um drama com ares de documentário que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e fala sobre a vulnerabilidade de alunos e mestres frente a uma realidade social desigual e injusta.

No âmbito da FLUP, o cineasta ministra também o Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual, analisando e debatendo projetos de roteiristas negros, e participará da mesa redonda Agora por nós mesmos ao lado de Paulo Lins, em comemoração aos 20 anos do livro Cidade de Deus. O debate tem mediação do jornalista Rodrigo Fonseca e acontece no Galpão da ONG Horizonte no dia 11 de novembro, às 16h.

JPEG
Laurent Cantet conduz o Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual na FLUP 2017

O filme "A Trama", selecionado na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes deste ano, encerrou a 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi selecionado no Janela Internacional de Cinema do Recife. O filme estreia comercialmente nas salas brasileiras em 16 de novembro.

Mais informações: https://www.facebook.com/FlupRJ/
Serviço: Casarão do Nós do Morro
Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54 – Vidigal, Rio de Janeiro

publié le 10/11/2017

haut de la page