Mês da Francofonia

Mês da Francofonia 2018, evento anual que visa divulgar as culturas dos diferentes países que integram a Organização Internacional da Francofonia, com sede em Brasília (OIF)

JPEG

Com a missão de promover a língua francesa e a diversidade cultural, assim como apoiar a educação, os direitos do homem e cooperar com o desenvolvimento duradouro e a solidariedade, o dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia.

A Francofonia, além do aspecto linguístico, é um movimento mundial que enaltece a diversidade de valores das comunidades envolvidas com o idioma francês. Atualmente, a língua francesa é a nona mais falada do mundo, com cerca de 200 milhões de praticantes. E é o idioma oficial de 32 países (sozinho ou juntamente com outras línguas e dialetos), espalhados por quatro continentes.

Aproveitamos então para convidá-los a participar dos eventos do Mês da Francofonia 2018, que acontecem durante todo o mês de março. São atividades artísticas e culturais, promovendo valores como liberdade, solidariedade, democracia, direitos individuais e diversidade cultural. Tudo reunido em uma programação abrangente, pluralista e moderna. Exatamente como é a francofonia.
Esperamos vocês!

Eventos (de 7 a 31 de março)

Filmes, animações, leituras, conferencias e concertos virão pontuar essas celebrações, apoiadas pelos diversos consulados francófonos do Rio de Janeiro (Bélgica, Canadá, França, Líbano e Suíça) e a Organização Internacional da Francofonia.

Animal Triste (7 de março)
As festividades começam com o espetáculo de dança canadense Animal triste apresentado pela companhia Mayday no Centro de Coreografia da Tijuca.

Show de Mathieu Boogaerts (19 de março)
Conhecido há mais de 30 anos dos palcos franceses, o cantor Mathieu Boogaerts se apresenta pela primeira vez no Rio, com um repertorio original, minimalista, poético e cheio de humor.
Link do evento

PNG

Show de Cloé du Trèfle (20 de março)
A artista belga apresenta Entre l’infime et l’infini (Entre o Ínfimo e o Infinito), seu novo álbum, na Aliança Francesa (unicamente com convite).
Link do evento

Mostra de filmes francófonos (de 21 a 28 de março)
Exibida em três salas: no Cinémaison (Centro), na Aliança Francesa (Botafogo) e no Cine Arte UFF (Niterói). Além de Ma vie de courgette e Swagger, dirigidos ao publico infantil, 7 outros filmes serão apresentados:
• Patients (Pacientes - França)
• Cessez le feu (Cessar fogo - França)
• Noces (Nupcias - Bélgica)
• Sarah joue un loup-garou (Sarah interpreta um Lobisomem - Suíça)
• Wallay (Walay - Burkina Faso)
• La passion d´Augustine (A Paixão de Augustine - Canadá)
• L’insulte (O Insulto - Líbano)

Link do evento

JPEG

Lançamento do desenho animado Ce n’est pas toi que j’attendais, (Não era você que eu estava esperando) do ilustrador Fabien Toulmé (sexta-feira, 23 de março)
O Escritório do Livro organiza a visita do autor, que estará na Livraria Blooks da Praia de Botafogo a partir de 19h.

JPEG

37° Congresso da Associação das Sociedades de Filosofia da Língua Francesa (de 26 a 31 de março)
O tema do congresso será a Imaginação e contará com a presença de Jean-Baptiste Brenet e Emanuele Coccia - autor de La vie des plantes : une métaphysique du mélange - além da apresentação de Une Nuit de la philosophie, dia 31 de março, organizada por Meriam Korichi, no Forte do Leme.

Link do evento

Encontro com Emanuele Coccia, na ocasião do lançamento do livro : "A vida das plantas" com a participação do professor Erick Felinto da UERJ. No dia 26 de março às 19h, na livraria da travessa de Ipanema.

JPEG

publié le 28/03/2018

haut de la page