Novembro: um mês dedicado às culturas digitais!

Exposições, ateliês digitais para crianças e adolescentes, debates, mostra de games, projeções especiais de obras inovadoras... Ao longo do mês de novembro de 2017, o Institut Français do Brasil coloca em destaque as culturas digitais em suas mais diversas formas através de uma ampla programação não só não Rio de Janeiro, mas em outras cidades do Brasil.

JPEG

A partir do cruzamento entre as diferentes áreas da cultura, a primeira edição do “Novembre Numérique” no Brasil será articulada em torno de uma temática forte e mobilizante: Digital e Território(s). Em plena Era Digital, as noções de território, espaço(s) e fronteiras são continuamente redefinidas. Cidades e sociedades conectadas, realidade virtual, realidade aumentada, criação transmídia... O surgimento de tantos termos novos reflete as mudanças induzidas pela revolução digital. O digital abre um universo de possibilidades na hora de criar, se informar, viajar, aprender e comunicar, através de obras inovadoras que não cessam de se reinventar e reinventar o mundo.

PROGRAMAÇÃO
# EXPOSIÇÃO FRENCH TOUCH DE LA WEBCRÉATION
15 destas obras estarão reunidas na exposição "French Touch de la Webcréation", uma exposição itinerante de obras dirigidas à uma variedade de suportes (computadores, tabletes), que cobrem os campos do livro multimídia, do webdocumentário e dos games.
🗓️ 1 a 30 de novembro ⏰ 11h às 18h 🏠 Bibliomaison
Entrada franca

# OS SUPERCONET@DOS
Durante todas as sextas do mês de novembro a equipe da mediateca do Institut Français estará à disposição para receber usuários que tenham necessidade de apoio técnico para utilização de diferentes funcionalidades em leitores de livros digitais, tabletes, computadores e celulares. Nada mais terá segredos para você!
🗓️ 3, 10, 17 e 24 de novembro ⏰ 11h às 12h 🏠 Bibliomaison
Entrada franca

# LES MATINÉES GEEK DES ADOS
A mediateca do Institut Français do Brasil recebe alunos de francês das escolas do Rio de Janeiro! No programa: visitas à exposição French Touch de la webcréation e ateliês digitais a fim de chamar a atenção das crianças e adolescentes para a criação digital e as novas formas
de escrita.
🗓️ 7, 14 e 28 de novembro ⏰ 9h às 11h 🏠 Bibliomaison
Entrada reservada

# PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO CINEMAISON
O Cinemaison, cineclube do Consulado da França no Rio, propõe semanalmente uma seleção eclética de flmes clássicos e contemporâneos, essencialmente franceses, legendados em português do Brasil. Para o Novembro Digital, o Cinemaison trará uma programação especial.
🗓️ 13, 14, 20 e 21 de novembro ⏰ 18h 🎥 Cinemaison
Entrada franca

# RIO WEB FEST
O Rio Web Festival, principal Festival internacional de webséries do Brasil, será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro em terras cariocas. Na ocasião, a Embaixada da França no Brasil convida o vencedor do Marseille Web Fest, o mais concorrido festival do gênero, para participar da competição brasileira.
🗓️ 16 a 19 de novembro
Entrada reservada

# MOSTRA DE JOGOS DIGITAIS
Descubra os jogos produzidos pelos alunos Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do IFRJ campus Engenheiro Paulo de Frontin!
10h30 a 12h30: Jogos disponíveis para experimentação do público
13h às 15h: Pitching dos 10 projetos participantes da Mostra, seguido pela entrega do “Prix Engenheiro Paulo de Frontin de Jeux Vidéos”.
🗓️ 17 de novembro 🏠 Bibliomaison
Entrada franca

# CONVIDADO FRANCÊS NO OUISHARE RIO
O OuiShare reúne a cada ano 1500 visionários, empreendedores e comunidades para explorar como as ferramentas digitais e a cultura colaborativa podem trazer soluções aos grandes desafos do nosso tempo. Criado em Paris cinco anos atrás, a 1ª edição brasileira “OuiShare #ColaborAmerica” aconteceu em 2016. Este ano, o evento acontecerá de 23 a 25 de novembro e contará com a presença de personalidades internacionais, entre elas um participante francês convidado pelo Institut Français Brasil.
🗓️ 23 a 25 de novembro

# CLUBE DE LEITURA “CULTURETHÈQUE”
Culturethèque é a biblioteca digital do Institut Français Brasil. Ela possui mais de 130 mil obras e publicações francesas (música, jornais, literatura, revistas, cursos online, HQs, webdocumentários...) e uma comunidade de mais de 8 mil usuários no Brasil. Durante o #NovembreNumériqueBrasil, vá até a Bibliomaison para votar na sua obra literária favorita entre a seleção dos últimos romances franceses, disponíveis na plataforma.
🗓️ 27 de novembro ⏰ 17h às 19h30 🏠 Bibliomaison
Entrada franca

# A HOR@ DIGITAL
O Institut Français du Brésil lança sua hora digital! Toda última segunda-feira do mês, venha descobrir as novas plataformas, aplicativos e projetos inovadores made in França. Sob a forma de conferência interativa, animadores apresentarão os recursos digitais do momento, que poderão ser visualizados em tempo real pelos participantes em seus tablets e smartphones.
🗓️ 29 de novembro ⏰ 17h30 às 19h 🏠 Bibliomaison
Entrada Franca

Este evento brasileiro faz parte da programação mundial “Novembre Numérique”, proposta pelo Institut Français através de sua rede cultural internacional.

BiblioMaison: Av. Presidente Antônio Carlos, 58/11º andar - Centro, Rio de Janeiro
Cinemaison: Av. Presidente Antônio Carlos, 58/1º andar - Centro, Rio de Janeiro

Mais informações no Facebook: https://www.facebook.com/events/1434469179923184

publié le 18/10/2017

haut de la page