O Embaixador da França visita o projeto de educação da Solidariedade França-Brasil (SFB) a Marambaia

JPEG
O Embaixador da França, Laurent Bili acompanhado pelo Consul Geral Adjunto, Jean-François Laborie, visitaram no dia 10 de março o Centro Social de Educação e Cultura Fé e Alegria, Marambaia (localizado em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense), que atende 195 crianças e adolescentes.
Baixada Fluminense, periferia do Rio de Janeiro e principal área de atuação da ONG Solidariedade França-Brasil SFB.
Menos de 10% das crianças de 0 a 3 anos de idade têm acesso à creche e 50% das crianças de 4 e 5 anos não estão na pré-escola. O Centro Comunitário Marambaia está localizado num bairro isolado, onde a violência se faz presente. O Centro é uma referência para a comunidade e é a única instituição que oferece programas socio-educativos para crianças, adolescentes, jovens e famílias. O objetivo principal é fortalecer o vínculo entre as famílias, as crianças e as educadoras.
Como explicou Denise Santos, coordenadora do Centro, ao Embaixador, a crise econômica afetou muito a comunidade e o Centro: “atendíamos 500 crianças e adolescentes antes da crise, hoje só temos condições financeiras de atender 200.”

10 anos de parceria entre a SFB e o Centro Marambaia

Lourdilena Santos, gerente da SFB, apresentou as ações desenvolvidas no centro durante os ultimos 10 anos:

  • treinamento contínuo dos educadores sobre assuntos ligados à primeira infância: arte-educação, incentivo à leitura, saúde da criança, etc.
  • ensino da cultura e da paz.
  • financiamento de obras e reformas para melhoria das intalações, para proporcionar mais segurança às crianças.

A "cultura da paz", prioridade na primeira infância

Ensinar o respeito pelos outros, aprender a lidar com os conflitos através do diálogo e da não violência, são prioridades nos treinamentos da SFB para os jovens.
O Embaixador encontrou várias mães, que falaram sobre o impacto positivo deste ensino de cultura da paz na vida da comunidade.
Ele comentou: "a ação da SFB nesta região atenua os efeitos da crise que afeta o Brasil, o treinamento dos educadores e das crianças é fundamental para transformar o país. Visitando este centro, quero dar o meu apoio aos profissionais e aos voluntários da SFB, que dedicam o seu tempo e energia à essas crianças e às famílias que passam por dificuldades. Estou orgulhoso de ver a solidariedade entre a França e o Brasil...
Houve um momento emocionante durante a visita, quando uma turma de crianças fez uma apresentação em homenagem ao Embaixador.


A SFB é uma ONG fundada há 30 anos por um grupo de francesas expatriadas e suas amigas brasileiras. O Embaixador da França e as instituições francesas presentes no Brasil a apoiam desde o seu inicio. Empresas e fundações francesas também são parceiras de longa data.

Para mais informações sobre a Solidariedade França-Brasil : http://sfb.org.br/site2015/fr

Para baixar também uma apresentação da SFB:

PDF - 1.3 MB

JPEG
JPEG
JPEG

publié le 07/04/2017

haut de la page