O coreógrafo Fabrice Ramalingom realiza uma aula de dança no CIEP 449, a escola bilíngue franco-brasileira de Niterói

A convite do Institut Français, o coreógrafo francês Fabrice Ramalingom, que esteve no Brasil para se apresentar no festival "France Danse", realizou uma aula de introdução à dança com os alunos do CIEP 449 Leonel de Moura Brizola, a escola bilíngue franco-brasileira de Niterói.

Os alunos du grupo "Pensez plus", redatores de um jornal e de um blog da escola aproveitaram a presença do coreografo para fazer algumas perguntas.

O CIEP 449 Leonel de Moura Brizola foi inaugurado em fevereiro de 2014 e faz parte do programa Duplas Escolas, administrado pela Secretaria de estado de educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). É por enquanto a única escola publica inteiramente bilíngue francês-português no Brasil e tem atualmente 250 alunos inscritos no ensino médio.

O inovador programa Duplas Escolas tem o objetivo de preparar os alunos para a vida profissional, com uma abertura para o mundo. O CIEP 449 Leonel de Moura Brizola funciona em período integral e oferece 18 aulas por semana de/em francês nas matérias: língua francesa, projeto de vida e cultura, e biologia em francês. O sucesso desta escola se deve, entre outras coisas, às parcerias formadas entre o SEEDUC e a Academia de Créteil, que disponibiliza um professor de biologia e recebe em troca um professor de português nas escolas de ensino médio francesas Noisy le Grand e Pontault Combault, e a parceria entre o SEEDUC e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro para o treinamento linguístico e didático das equipes de professores brasileiros e para o aperfeiçoamento pedagógico e documental.

publié le 15/12/2016

haut de la page