PAP-CESSÃO – 1° Edital de 2018 com inscrições de 30 de outubro a 20 de dezembro 2017

Há 27 anos, os Programas de Apoio à Publicação incentiva a tradução e a publicação de autores franceses e francófonos, tendo lançado mais de 20 000 títulos traduzidos em 75 países.

JPEG

Há 27 anos, os Programas de Apoio à Publicação incentiva a tradução e a publicação de autores franceses e francófonos, tendo lançado mais de 20 000 títulos traduzidos em 75 países.

Esses programas são um grande incentivo para as editoras que desejam ampliar seus catálogos incluindo autores francófonos.

O Escritório do Livro do Instituto Francês no Brasil gerencia 2 Programas de Apoio à Publicação (PAP):

- PAP-CESSÃO (apoio à cessão de direitos) / Apoio à cessão de direitos de obras francesas no Brasil através do Institut Français de Paris / 2 editais por ano.

- PAP-CDA (apoio à tradução), PAP Carlos Drummond de Andrade / Apoio à tradução de obras francesas no Brasil / 2 editais por ano.

PAP-CESSÃO: 1° Edital de 2018 com inscrições de 30 de outubro a 20 de dezembro 2017 > envio de candidatura por correio e por e-mail

Informamos que está aberto o 1° edital do PAP-CESSÃO 2018. Os dossiês deverão ser enviados até o dia 20 de dezembro de 2017 por e-mail e por correio para:

Madeleine Deschamps - Assessora do livro / Escritório do Livro
CONSULADO GERAL DA FRANÇA NO RIO DE JANEIRO
Avenida Presidente Antônio Carlos, 58/4° andar –
20020-010 Rio de Janeiro RJ Brasil

CONSTITUIÇÃO DO DOSSIÊ PAP-CESSÃO // COMO FAZER
Enviar um dossiê para cada título apresentado (cada editora pode apresentar até 5 títulos) com os seguintes documentos:

1/ Cópia digitalizada do contrato de cessão de direitos do livro com a data, assinado pela editora francesa e pela editora brasileira (ou pelo cessionário e a editora brasileira), indicando o valor exato da cessão de direitos.

2/ Orçamento (conforme ao modelo do IF, veja em anexo) equilibrado (em custo e receita) em francês, em euros. O valor da cessão deverá ter um custo igual ao valor do apoio solicitado no campo “PAP Institut Français” na coluna “receitas”. Este documento deverá ser assinado e datado.

3/ Ficha técnica completa para cada livro (veja em anexo). Não esquecer as informações sobre o tradutor do livro.

4/ Convenção em francês com o Institut Français, preenchida, assinada e escaneada

Por correio:

1/ Convenção em francês com o Institut Français preenchida e assinada, enviar 2 exemplares originais pelo correio..

2/ Cópia do contrato de cessão de direitos do livro assinado pelas editoras francesa e brasileira (ou pelo cessionário e a editora brasileira), indicando claramente o valor exato da cessão de direitos.

Resultados:
Os resultados serão comunicados a partir do mês de março de 2018.

IMPORTANTE / Observações:

1/ A data da publicação do(s) livro(s) para o(s) qual(ais) é solicitado o apoio do PAP não pode ser anterior à data da comissão. Ou seja, um livro já foi publicado não poderá receber o apoio do PAP.
A data de publicação deverá ser pelo menos três meses após a reunião da comissão, ou seja a partir de junho de 2018.

2/ O editor brasileiro deverá informar ao editor francês sobre o(s) livro(s) escolhido(s) por ele apresentados para obter uma ajuda do PAP-CESSÃO.
Não poderão se candidatar livros com direitos autorais já comprados.

3/ No documento “Ficha técnica” em anexo, é imprescindível preencher os dados sobre o tradutor e anexar o seu currículo.

4/ “Carta-acordo”: Um dossiê poderá ser excepcionalmente aceito, se o contrato entre as editoras francesa e brasileira estiver saindo dentro de pouco tempo. A editora brasileira deverá entrar em contato com a editora proprietária dos direitos ou o cessionário (caso seja um membro da família do autor ou outra pessoa) com antecedência, já que o contrato de cessão de direitos pode demorar a ser estabelecido.

5/ Um dossiê incompleto não será considerado pela comissão.

6/ Os arquivos em anexo estão disponíveis também em inglês (orçamento e convenção) e podem ser enviados a pedido, se necessário.

7/ O apoio concedido será entregue da seguinte forma: o Institut Français fará uma transferência bancária pelo valor da cessão de direitos (ou de uma parte desse valor, conforme a decisão da comissão) diretamente na conta bancária da editora francesa.

Anexar ao e-mail 3 documentos:
- ficha PAP técnica
- ficha de orçamento
- contrato preenchido e assinado.

Para mais informações : madeleine.deschamps@diplomatie.gouv.fr

publié le 24/11/2017

haut de la page