Palestra "Como tirar seu visto de estudante"

O evento reuniu cerca de 90 estudantes na Midiateca do Consulado da França no Rio

Com o intuito de auxiliar os estudantes que viajarão nos próximos meses para realizar seus estudos universitários na França, o escritório do Campus France no Rio e o Serviço de Vistos do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro promoveram, na última quinta-feira, dia 23 de maio de 2019, na Midiateca da Casa Europa, o evento "Como tirar seu visto de estudante".

Na ocasião, cerca de 90 estudantes assistiram a uma palestra explicativa sobre o procedimento pré-consular Campus France e sobre a preparação do dossiê de pedido de visto que deverá ser apresentado ao Consulado.

Principais pontos

O responsável do espaço Campus France no Rio, João Mariano Collet, explicou aos estudantes como criar uma conta na plataforma Campus France, orientando-os sobre a documentação que deve ser apresentada e salientando que a validação do dossiê pré-consular é uma etapa obrigatória antes da solicitação de um visto de estudante.

Já a equipe do Consulado-Geral da França no Rio chamou a atenção dos estudantes para a necessidade de organizarem-se o quanto antes para o processo de solicitação de visto, a começar pelo agendamento a ser realizado no site do Consulado.

JPEG JPEG

Devido ao grande número de dossiês recebidos nos meses de junho, julho e agosto, foi aconselhado que os estudantes não esperem reunir toda a documentação para marcar um horário no Setor de Vistos, escolhendo desde já uma data na qual serão capazes de apresentar um dossiê completo ao Serviço de Vistos. Uma das listas de documentos para pedido de visto de estudante disponíveis em nosso site foi analisada, com explicações detalhadas sobre os documentos que devem ser apresentados para cada item, principalmente para a comprovação de recursos financeiros e para a comprovação de alojamento na França.

Os estudantes também puderam fazer suas perguntas e, em seguida, conversar e tirar suas dúvidas diretamente junto à nossa equipe durante um coquetel oferecido pelo Consulado.

JPEG JPEG

O evento contou com a participação do Cônsul-Geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, do Adido de Cooperação e de Ação Cultural, Romann Datus, com o Vice-Cônsul e Chefe de Chancelaria, Pascal Bocquet-Dumont e com o Adido Consular, Slimane Hadj-Saïd.

O material com informações úteis e exemplos de formulários, preparado e enviado para todos os estudantes inscritos no evento, pode ser consultado aqui:

PDF - 688.8 KB
(PDF - 688.8 KB)

publié le 30/05/2019

haut de la page