Participação francesa no Congresso Internacional de Matemáticos

Estão confirmadas as presenças de 3 ganhadores da Medalha Fields, o mais importante prêmio da matemática. Evento acontece de 1º a 9 de agosto, no Rio Centro.

O Congresso Internacional de Matemáticos é o mais conhecido e prestigioso congresso de matemática em todo o mundo. Realizado a cada quatro anos, reúne alguns dos melhores pesquisadores de países diversos, que apresentam seus trabalhos, discutem novas áreas de estudo e promovem intercâmbios de conhecimento.

A edição 2018 acontece no Rio de Janeiro, de 1º a 9 de agosto, no Rio Centro, e é organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É a primeira vez que o Brasil recebe o evento, o que comprova o reconhecimento da excelência da pesquisa local de ponta e o papel crescente do país no cenário mundial da disciplina. Desde o início do ano, o Brasil faz parte do seleto grupo dos 10 países que formam a elite da matemática mundial.

JPEG

Wendelin Werner, Cédric Villani e Artur Ávila, ganhadores da Medalha Fields

Este ano, o Congresso recebe uma grande delegação de matemáticos franceses, entre eles três ganhadores da Medalha Fields, vista como "o Prêmio Nobel da matemática", atribuída a pesquisadores com menos de 40 anos. São eles: Wendelin Werner (laureado em 2006), Cédric Villani (2010) e o franco-brasileiro Artur Ávila (2014). Pierre-Louis Lions (1994) e Laurent Laforgue (2002), também ganhadores franceses, foram convidados. Com 12 Medalhas, a França é o segundo país mais recompensado, atrás apenas dos Estados Unidos, que possui 13.

É durante o Congresso Internacional de Matemáticos que são entregues as Medalhas Fields (até 4, por edição). A premiação acontece já no primeiro dia do evento, logo após a abertura oficial, e as discussões, debates e conferências são realizadas até a próxima quinta-feira.

Veja aqui a programação oficial

publié le 02/08/2018

haut de la page