Presença de delegações francesas para a FAUBAI 2018 no Rio de Janeiro

Uma delegação de representantes do ensino superior francês veio ao Rio de Janeiro para participar da conferencia anual da FAUBAI, que aconteceu de 16 a 18 de abril de 2018 no Centro de Convenções SulAmérica

JPEG

A FAUBAI, Associação brasileira de ensino superior, realizou sua conferencia anual no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de abril no Centro de Convenções SulAmérica.

O encontro foi fundamental para o desenvolvimento da cooperação internacional universitária no Brasil. O tema escolhido para este ano, ‘Internacionalização e Pesquisa’, tinha como objetivo reunir os responsáveis pelas relações internacionais de instituições do ensino superior do Brasil e de outros países, para que juntos pudessem trocar informações, a fim de valorizar e promover parcerias estratégicas voltadas para a pesquisa e o ensino superior.

O Cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, e o Conselheiro de cooperação e de ação cultural da Embaixada da França, Alain Bourdon, se reuniram com as delegações francesas que vieram ao Rio de Janeiro para esta FAUBAI, durante um agradável café da manhã.

Durante o encontro, o Cônsul falou sobre os desafios e oportunidades que decorrentes da cooperação acadêmica franco-brasileira, e o Conselheiro Cultural apresentou números que ilustram o posicionamento privilegiado da França, como um dos principais parceiros universitários do Brasil e citou o novo programa de financiamento instituído pelo governo brasileiro para a internacionalização das universidades, o CAPES-PrInt.

Em seguida, a Diretora da delegação do Campus France-Paris, Béatrice Khaiat, comentou as ações empreendidas para reforçar os laços entre instituições francesas e brasileiras, ressaltando o caráter singular da parceria entre os dois países. De fato, o numero de brasileiros inscritos no ensino superior francês teve um aumento significativo em 2017 (+14,3%), fazendo com que a França seja atualmente o 3° país que mais recebe alunos brasileiros, atrás dos Estados Unidos e de Portugal e à frente da Alemanha e do Reino-Unido.

Béatrice Khaiat também falou sobre a importância das representações do Campus France no mundo inteiro, mostrando a vontade do governo francês de internacionalizar cada vez mais o seu ensino superior: “Vamos tomar o mundo todo”, disse com entusiasmo.

Campus France foi o patrocinador oficial da 30ª edição da FAUBAI. Em seguida, os representantes franceses aproveitaram para participar dia 19 de abril do Salão estudantil Euro-Pós, um evento voltado para o intercambio internacional de estudantes e pesquisadores com instituições de ensino superior do mundo inteiro.

JPEG

JPEG

JPEG

publié le 27/04/2018

haut de la page