Reabertura gradual da BiblioMaison

A partir do dia 20 de setembro de 2021, a BiblioMaison vai reabrir com horários reduzidos e agendamento prévio. A equipe da BiblioMaison poderá receber seus usuários para empréstimos e devolução de documentos no seu espaço no 11° andar da Casa Europa.

Esta dinâmica de atendimento representa apenas a primeira etapa do nosso processo gradual de reabertura. Ainda não podemos organizar eventos no espaço, mas aguardamos a todos em nossa programação digital, que pode ser acompanhada pelas nossas redes sociais e newsletter.

PNG

Atenção! A partir de 4 de outubro, o acesso de visitantes ao prédio Casa Europa, incluindo a BiblioMaison, será autorizado somente mediante a apresentação de um comprovante de vacinação completa (brasileiro ou estrangeiro) contra a Covid-19. As pessoas que ainda não completaram o ciclo de vacinação precisarão comprovar terem recebido ao menos uma dose de qualquer vacina aceita no Brasil.

Como funciona?

Em um primeiro momento, a BiblioMaison abrirá em horários reduzidos e funcionará apenas com agendamento prévio através da plataforma Sympla. A equipe da BiblioMaison receberá no 11° andar, no máximo, 10 pessoas simultaneamente por período fixo de uma hora.

A biblioteca estará aberta nas segundas, quartas e sextas-feiras entre 13h e 17h, oferecendo assim 12 períodos fixos de uma hora ao longo da semana.

Por exemplo, você pode agendar sua visita para a segunda-feira entre 15h e 16h ou 16h e 17h.

ATENÇÃO: Não receberemos pedidos de agendamento feitos através de nossas redes sociais ou pelos canais de comunicação pessoal da equipe que podem ter sido transmitidos neste período de distanciamento social. Todo agendamento deve ser feito através da plataforma sympla.

A reabertura gradual será realizada respeitando as recomendações sanitárias para garantir a sua segurança assim como a dos funcionários. O uso da máscara é obrigatório para entrar no prédio nas dependências da Casa Europa. Haverá álcool gel à disposição na sua chegada, marcações no chão para respeitar o distanciamento social, e o funcionário da biblioteca estará usando máscara e viseira. Por fim, os documentos devolvidos entram em um processo de quarentena, seguindo as recomendações da Associação dos Bibliotecários da França (ABF).

****
Prepara sua visita à BiblioMaison

1. Agenda sua visita escolhendo um horário livre na plataforma sympla. Você pode agendar até 12h no dia desejado.

2. Confira se está com documentos da BiblioMaison a serem devolvidos, através da sua seção de usuário no catálogo on-line da BiblioMaison: https://bibliomaison.net.br/.

3.Venha com sua máscara e seu comprovante de vacinação completa. A partir de 4 de outubro, o acesso de visitantes ao prédio Casa Europa, incluindo a BiblioMaison, será autorizado somente mediante a apresentação de um comprovante de vacinação completa (brasileiro ou estrangeiro) contra a Covid-19. As pessoas que ainda não completaram o ciclo de vacinação precisarão comprovar terem recebido ao menos uma dose de qualquer vacina aceita no Brasil. O uso da máscara é obrigatório para entrar na Casa Europa.

ATENÇÃO: Não será possível realizar o atendimento, sob nenhuma hipótese, fora do período de 1 hora previamente agendado. Em caso de impossibilidade de comparecer, é importante realizar um novo agendamento.

***
Uma vez na BiblioMaison

Haverá uma fila especial para os usuários da biblioteca frente à Casa Europa, sinalizada por uma placa com o nome “BiblioMaison”. O uso dos elevadores é limitado a três pessoas simultaneamente.

Na biblioteca, eu posso:
- Devolver documentos emprestados
- Consultar o acervo
- Pegar novos documentos emprestados
- Usar a mesa de estudos (com dispositivo próprio)
- Conectar-se ao wi-fi
- Usar os tablets da biblioteca
- Conversar com os bibliotecários J
- Visitar as plantinhas da horta
- Desfrutar da vista...

O que eu não posso fazer:
- Usar os computadores da biblioteca
- Usar as salas de reuniões e estudos
- Assistir filmes na TV da biblioteca
- Jogar videogame no PS4 da biblioteca

É importante ressaltar que o Café Maison continua fora de funcionamento.

ATENÇÃO: durante este periodo, atenderemos ligações apenas durante os horários de abertura da biblioteca, ou seja, às segundas, quartas e sextas-feiras entre 13h e 17h. Qualquer necessidade, é só entrar em contato pelo e-mail mediateca@maisondefrance.org.br.

****
LEMBRETE

O acervo da BiblioMaison e as disponibilidades dos documentos podem ser consultados através de nosso catálogo on-line, pelo link a seguir: https://bibliomaison.net.br/.

As regras referentes à quantidade de documentos e ao prazo de empréstimo permanecem as mesmas sempre praticadas na BiblioMaison:
- Até 6 livros em geral,
- Até 6 livros infantis,
- Até 3 materiais didáticos,
- Até 3 revistas,
- Até 3CDs
- Até 3 DVDs

O empréstimo tem prazo de 3 semanas. Há possibilidade de prorrogação de mais 3 semanas para os livros em geral, livros infantis, CDs e DVDs. Sem possibilidade de prorrogação para as revistas e materiais didáticos.

A prorrogação pode ser feita presencialmente, por telefone (3974-6669), pelo e-mail (mediateca@maisondefrance.org.br) ou pelo catálogo on-line (https://bibliomaison.net.br/).

***
Perguntas e respostas

1. Eu tenho documentos da BiblioMaison comigo, mas estou impossibilitado de ir à biblioteca por enquanto. Vou constar como atrasado(a)?
No caso de uma impossibilidade de vir à biblioteca, os prazos de devolução continuam suspensos, de forma que não estamos ainda comunicando atrasos de usuários.

2. Minha inscrição venceu durante o fechamento da BiblioMaison. Eu preciso renová-la para fazer novos empréstimos?
Para quem possui um BiblioPass, a sua inscrição será renovada por 12 meses a partir da data da sua próxima visita à BiblioMaison, para compensar o fechamento da biblioteca. Se você tiver dúvidas sobre a validade da sua inscrição, podemos esclarecer através do mesmo e-mail mediateca@maisondefrance.org.br, preferencialmente com o assunto “validade BiblioPass”.

3. Eu nunca tive inscrição na BiblioMaison mas estou interessado(a) em me associar e pegar documentos emprestados. Como faço?
Até 31 de dezembro de 2021 toda nova inscrição será gratuita e válida por um ano. Para realizar essa inscrição, pediremos uma identidade e um comprovante de residência no estado do Rio de Janeiro de menos de 3 meses.

publié le 30/09/2021

haut de la page