"Roda das mulheres": um projeto musical que liga o Rio de Janeiro a Ambarès, na França

Intercâmbio cultural lança projeto criativo com canções originais feitas por um grupo de mulheres - artistas amadoras - unindo as cidades do Rio de Janeiro e Ambarès (França).

O encontro com o Outro

Num mundo cada vez mais interconectado, onde as desigualdades continuam representando barreiras, a musica e a arte de modo geral tornam-se motivo de aproximação. O encontro com o Outro, através da criação intercultural nos faz questionar a nos mesmos e o mundo. Preocupar-se com o Outro é refletir sobre si mesmo e tornar-se maior.

A musica a serviço do encontro com o Outro

O projeto “Caminhos cruzados França-Brasil” nasceu da vontade de criar uma ponte entre diferentes culturas. Através da criação musical, dois grupos de mulheres de origens diversas, separadas por mais de 10.000 km podem trocar impressões sobre o dia-a-dia e criar musicas, juntas. Essas mulheres são brasileiras da favela Parque das Missões (Duque de Caxias – RJ) e francesas da comunidade de Ambarès (Bordeaux, França).

O projeto

O objetivo é de proporcionar a essas mulheres um espaço de expressão artística que facilite os encontros, através da troca de ideias e de suas experiências quotidianas. A criação de um dialogo artístico entre esses dois grupos de mulheres – que não se encontrariam provavelmente de nenhuma outra maneira – é o que move o projeto “Caminhos Cruzados França-Brasil”.

A principal ferramenta deste intercâmbio é a criação artística por meio da composição de musicas que falam sobre assuntos escolhidos pelos dois grupos de mulheres. As letras dazs músicas serão escritas em francês e em português. As mulheres também tocarão instrumentos de percussão e serão acompanhadas por músicos profissionais.

Para finalizar o projeto, as musicas foram gravadas e deram origem ao clip visto acima. O trabalho foi apresentado em dois eventos, um na França (em outubro de 2017, em Ambarès), e ouro no Brasil (data a ser confirmada).

Para mais informações sobre o projeto:

PDF - 2.6 MB
(PDF - 2.6 MB)

publié le 13/11/2017

haut de la page