Visita do cônsul geral adjunto e do adido cultural a Maricá

O cônsul geral adjunto da França no Rio de Janeiro, Jean-François Laborie, e o adido cultural, Romann Datus, aceitaram o convite do prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

JPEG

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu no inicio de março na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, o cônsul geral adjunto da França no Rio de Janeiro, Jean-François Laborie e o adido cultural Romann Datus.

O encontro serviu para estreitar o contato da cidade com o consulado e tornar possível a ligação com alguma cidade francesa que possua características semelhantes a Maricá, em termos de cidades irmãs. Fabiano aproveitou a oportunidade para falar dos projetos do governo e de seus programas sociais, como o Programa de Renda Mínima Cartão Mumbuca, e de como a iniciativa tem transformado a vida dos beneficiários.

Em seguida, a comitiva, que incluía o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, e a secretária de Cultura, Andreia Cunha, visitou o Farol de Ponta Negra, um dos pontos turísticos da cidade. Lá, o prefeito mostrou o local onde será construído o Terminal Ponta Negra (TPN) do Porto de Jaconé. “Este é um dos projetos que a cidade está recebendo. Inclusive uma das empresas que atuarão no porto é francesa”, afirmou.

JPEG

O transporte público gratuito também foi tema da conversa. O prefeito, os secretários e os franceses voltaram para o Centro da cidade de “Vermelhinho”. Durante a viagem, Fabiano falou da iniciativa do transporte gratuito, que a cidade é a única com mais de 100 mil habitantes a oferecer o transporte com Tarifa Zero. No Centro, passaram no Banco Mumbuca para conhecer o novo sistema implantado na moeda social.

O roteiro também incluiu o Cinema Público Municipal Henfil e a casa da tapeceira Madeleine Colaço, onde a comitiva acompanhou a montagem de uma exposição de fotos da Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural. O cônsul ficou impressionado com as belezas naturais de Maricá. “Estou encantado com a cidade e quero voltar aqui mais vezes”, disse.

publié le 19/04/2018

haut de la page