Visita de Maurice Gourdault-Montagne ao Rio de Janeiro

Embaixador da França e Secretário-Geral do Ministério da Europa e das Relações Exteriores, Maurice Gourdault-Montagne esteve no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de junho. Sua visita oficial ao Brasil seguirá ainda por São Paulo e Brasília.

JPEG

Encontro com a comunidade francesa do Rio

A visita oficial de Gourdault-Montagne começou por um encontro com a comunidade francesa do Rio de Janeiro, na biblioteca do Consulado Geral da França. Na ocasião, o Secretário-Geral mencionou o caráter estratégico da relação bilateral entre a França e o Brasil, e reforçou a importância da comunidade francesa, principal motor dessa relação. Como exemplo, citou o lançamento, no fim deste ano, do submarino Riachuelo, primeira etapa dessa cooperação no programa PROSUB.

JPEG

Durante a recepção, Gourdault-Montagne se encontrou com franceses e com parceiros do Consulado - representantes das associações e empresas francesas. E ainda com os jovens voluntários internacionais e estagiários que trabalham para empresas francesas instaladas localmente.

JPEG

Reunião com os agentes dos serviços no Rio de Janeiro

No dia seguinte, 2a feira, o Secretário-Geral reuniu agentes dos serviços do Estado ligados ao Ministério das Relações Exteriores para tratar de assuntos que impactam a ação diplomática da França no exterior.

JPEG

JPEG

Visita do centro de pesquisa do grupo L’Oréal para a América Latina

Em seguida, dirigiu-se para o novo centro de pesquisas do grupo francês L’Oréal para a América Latina. Localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o local faz parte dos 6 centros de pesquisa do grupo no exterior: Japão, Estados Unidos, China, África do Sul, Índia e Brasil. Patrick Sabatier, diretor das relações institucionais no Brasil, evocou os números da presença da L’Óreal no país: 4000 empregados, 3% do faturamento global, 20 das 34 marcas do grupo e um potencial importante de contribuição ao crescimento da empresa no mundo.

JPEG

A Diretora Científica da empresa, Cristina Garcia, falou sobre as características do centro de pesquisa, do Brasil como mercado estratégico, da grande diversidade de tons de pele e de cabelo em seus produtos cosméticos e da profusão de matérias-primas de diversas qualidades, exigências particulares do mercado brasileiro.

JPEG

O Secretário-Geral conheceu, na sequência, as modernas instalações do centro, cuja totalidade das emissões de carbono é compensada por seus jardins e pelo meio-ambiente próximo, e cujas necessidades energéticas são atendidas em 1/3 pelos painéis solares instalados no telhado. Os laboratórios do centro são inteiramente moduláveis para atender às diversas necessidades de pesquisa.

Reunião com a Aliança Francesa

Por fim, Gourdault-Montagne visitou as instalações da Aliança Francesa no Rio, em Botafogo, a mais antiga do mundo, criada há 130 anos. Na pauta, um encontro com a Diretora Geral das Alianças Francesas do Brasil, Peggy Giordano, e com o Presidente da Associação Brasileira das Alianças Francesas (ABRAF). Entre os assuntos abordados, estava a modernização da oferta da instituição, que possui 63 unidades em todo o país, 25 mil alunos e realizou, em 2017, 2 milhões de horas de cursos.

JPEG

JPEG

Continuação da visita oficial no Brasil

Na continuação de sua visita oficial, o Secretário-Geral do Ministério da Europa e das Relações Exteriores passará por São Paulo para uma série de encontros oficiais com autoridades locais e a equipe do Consulado na cidade. Em 6 de junho, estará em Brasília, onde encontrará seu homólogo brasileiro no Palácio do Itamaraty, e participará de uma série de consultas bilaterais com autoridades federais.

publié le 06/06/2018

haut de la page