Visita do Senador francês Christophe-André Frassa ao Rio de Janeiro

O Senador Frassa, representante dos franceses residentes fora da França, esteve no Rio de Janeiro de 18 a 21 de setembro.

Durante sua visita ao Rio de Janeiro, Christophe-André Frassa visitou duas instituições-chave das relações entre a França e o Brasil: a Aliança Francesa e o Lycée Molière. Ele se reuniu com os representantes consulares eleitos, se encontrou com membros da comunidade francesa dos estados de RJ, MG e ES, e visitou projetos sociais em que há uma presença francesa. Junto ao Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, o Senador participou de um importante debate sobre segurança internacional.

Lycée Molière

O Diretor Stéphane Le Tortorec, da escola bilingue francesa de Laranjeiras, o "Lycée Moliere" recebeu a visita do Senador que lá esteve acompanhado do Adido Cultural Romann Datus. Eles se reuniram com representantes dos professores e dos pais de alunos, para trocar ideias sobre as necessidades da escola. Defendendo a importância das escolas francesas - a França é o pais que possui a maior rede de escolas bilingues no - o Senador Frassa ressaltou a necessidade da disponibilização de recursos, para que essas escolas possam continuar a divulgar o ensino da lingua e da cultura francesas, fortalecendo os laços da França com todos os países.

JPEG

Aliança Francesa

O Cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, acompanhou a visita do Senador à Aliança Francesa de Botafogo. A instituição comemora este ano 133 anos de presença no Brasil, onde foi criada sua primeira filial fora França. Hoje são 63 representações e 37 escolas da Alianças Francesa, das quais 11 no estado do Rio de Janeiro.

JPEG

Encontro com a comunidade francesa

O Senador se reuniu na noite de quarta-feira com os representantes eleitos dos franceses na região de RJ, MG e ES (Florence Poznansky, Marie Godefroy e Alain Raisson) antes de conhecer parte da comunidade francesa da cidade. O Senador relembrou em seu discurso a importância de uma política ambiciosa para a perenidade das escolas francesas no exterior, e destacou o dinamismo das comunidades francesas fora do país.

JPEG

Visita a Casa São Luís e encontro com a AFB

Quinta-feira, o Senador visitou com o Cônsul-geral Adjunto Jean-François Laborie, a Residencia Huguette Fraga, localizada na Casa São Luís para a velhice. La eles viram o trabalho excepcional desempenhado pela Associação Francesa de Beneficência do Rio de Janeiro a serviço da comunidade francesa. O presidente da AFB, Jean-Luc Treff os levou para um tour pelas belissimas instalações da casa de repouso para pessoas idosas, no bairro do Caju.

JPEG

O CEFAN e o projeto da SFB

O Senador Frassa e o Cônsul-geral Jean-Paul Guihaumé foram em seguida visitar o moderno Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha do Brasil. A ONG Solidariedade França-Brasil está participando, junto à este centro de excelência, num projeto que tem como objetivo a educação de crianças e jovens através do esporte. A iniciativa tem se revelado um verdadeiro sucesso.

JPEG

XVa conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

O Senador e o Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, participaram na sexta-feira 21 de setembro, da XVa Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, com a presença do Ministro da Defesa, Sr. Joaquim Silva e Luna.

publié le 21/09/2018

haut de la page